Clubes nordestinos celebram indicações de "O Agente Secreto" ao Oscar

Vitória e Náutico se manifestaram nas redes sociais após a repercussão internacional do filme

18:18 | Jan. 22, 2026

Por: Beatriz Duarte
Torcedores de Vitória e Náutico, Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho foram destacados pelos clubes após a impacto do filme (foto: Francisco Galvão/Coofiav/Gazeta Press e Bertrand GUAY/ AFP)

O futebol brasileiro entrou em campo fora das quatro linhas nesta quinta-feira, 22, com a forte repercussão do cinema nacional. Clubes tradicionais do País passaram a celebrar as indicações ao Oscar de "O Agente Secreto", filme dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho e estrelado pelo baiano Wagner Moura.

O filme foi indicado em quatro categorias: melhor filme, filme internacional, ator (Wagner Moura) e direção de elenco (Gabriel Domingues). Protagonistas do longa, Wagner Moura carrega para esse momento de visibilidade não apenas  reconhecimento artístico, mas também uma identidade ligada ao futebol.

Que time o ator Wagner Moura torce?

Natural de Salvador (BA), o ator é torcedor declarado do Vitória e nunca escondeu a relação afetiva com o clube rubro-negro baiano. Em entrevista a um podcast, Moura foi direto ao afirmar a paixão pelo Leão da Barra. “Ser Vitória é uma parte fundamental da minha vida. Porque eu sou muito torcedor do Vitória” disse.

Após a repercussão internacional do filme, o clube baiano utilizou suas redes sociais oficiais para parabenizar o ator, demonstrando apoio e orgulho por ver um torcedor do clube em evidência no cenário mundial do cinema. “Toda Nação Rubro-Negra e Brasil estão com você, Wagner”, declarou.

Que time torce o diretor Kleber Mendonça Filho?

A mobilização também se repetiu em Pernambuco. Diretor de "O Agente Secreto", Kleber Mendonça Filho é torcedor assumido do Náutico e teve seu nome celebrado pelo clube alvirrubro, que destacou o reconhecimento internacional da produção e a importância do cineasta para a cultura brasileira.

O clube exaltou o feito em suas redes sociais, associando o sucesso do filme ao orgulho de contar com um torcedor entre os principais nomes do cinema nacional contemporâneo. Aproveitando a repercussão, o Náutico também entrou no clima da celebração e utilizou o momento para divulgar o lançamento de uma camisa em parceria com Chico Rei, inspirada em "O Agente Secreto".

As manifestações de Vitória e Náutico reforçam como o futebol brasileiro se conecta naturalmente a grandes acontecimentos fora do esporte. Em um momento de celebração cultural, as torcidas passaram a fazer parte da narrativa de apoio ao cinema nacional, mostrando que a paixão pelo futebol também se expressa quando o Brasil entra em campo em outras arenas.