Rafaela e Nauana Silva perdem disputa pelo bronze no Mundial de Judô

O resultado mantém um tabu incômodo: o Brasil segue sem conquistar pódio no Mundial na categoria feminina até 63kg

14:13 | Jun. 16, 2025

Por: Victor Barros
As brasileiras Rafaela Silva e Nauana Silva ficam sem a medalha de bronze na categoria de 63 quilos (foto: ATTILA KISBENEDEK / AFP)

O Brasil passou perto, mas não conseguiu subir ao pódio nas disputas da categoria até 63kg do Mundial de Judô, nesta segunda-feira, 16, em Budapeste, na Hungria. As brasileiras Rafaela Silva e Nauana Silva tiveram boas atuações e chegaram à disputa pelo bronze, mas acabaram derrotadas.

Rafa foi superada pela mongol Boldyn Gankhaich, enquanto Nauana perdeu para a kosovar Laura Fazliu. As derrotas foram sentidas de forma intensa por ambas.

Visivelmente emocionadas, deixaram o tatame sem medalhas, resultado que mantém um tabu incômodo: o Brasil segue sem conquistar pódio no Mundial na categoria feminina até 63kg.

Apesar do gosto amargo da derrota, Rafaela Silva valorizou o caminho percorrido na competição. “É difícil dizer que estou satisfeita com o meu desempenho, porque volto para casa sem medalha. Mas também tiro pontos positivos".

"Cheguei à semifinal, estive perto do bronze e também do ouro. Isso mostra o nível do Mundial. O judô é assim: vence quem está melhor preparado no dia. Hoje, minhas adversárias estavam”, afirmou a campeã olímpica, emocionada.

Mesmo sem conquistas nesta segunda, o judô brasileiro já soma duas medalhas no Mundial. No domingo, 15, Daniel Cargnin ficou com a prata na categoria até 73kg, enquanto Shirlen Nascimento, estreante em mundiais, garantiu o bronze entre as atletas até 57kg.