Fortaleza terá retorno de Pierre no Clássico-Rei; Brítez e Cardona são dúvidas
Tricolor conta com volta do volante, mas zagueiros argentinos não têm presença garantida. Até o momento, Moisés será escalado como titular contra o Ceará
10:02 | Fev. 06, 2026
O Fortaleza terá a volta de uma peça importante para o Clássico-Rei diante do Ceará, neste domingo, 8, às 18 horas, no Castelão, pela última rodada da segunda fase do Campeonato Cearense, mas dois zagueiros titulares são dúvidas para o técnico Thiago Carpini.
O volante Pierre está recuperado de uma lombalgia e fica novamente à disposição para atuar, já participando dos treinos nesta semana. O camisa 5 atuou pela última vez na vitória por 1 a 0 sobre o Maracanã, no dia 18 de janeiro, foi poupado diante do Horizonte e depois foi baixa contra Floresta e Iguatu devido à questão clínica.
O meio-campista é considerado peça-chave no Tricolor, sobretudo para dar início à construção de jogadas, e deve retomar o posto de Rodrigo para formar dupla com Lucas Sasha.
Leia mais
Por outro lado, Carpini tem duas dúvidas para formar a zaga, mas ao menos um dos nomes deverá ir para o jogo. Os argentinos Brítez e Cardona estão sob os cuidados do departamento médico e ainda não têm presença garantida no embate diante do Vovô.
Capitão da equipe, Brítez sentiu dores no tornozelo direito no aquecimento para o duelo contra o Iguatu, no sábado passado, 31, e ficou fora da partida. Em entrevista coletiva, Thiago Carpini revelou que o camisa 2 já estava medicado para tentar atuar, mas voltou a sentir o incômodo antes da bola rolar.
Já Cardona se chocou com um jogador do Azulão e sofreu um corte na cabeça na reta final do primeiro tempo, sendo substituído no intervalo. O camisa 6 tem seguido uma rotina de trabalhos à parte nesta semana, com treinos específicos e sem contatos de cabeça com a bola. O departamento médico acompanha a recuperação do jogador para definir se ele poderá atuar.
Nas partidas mais recentes, Thiago Carpini tem utilizado um esquema com três zagueiros. Se não tiver a dupla argentina, contaria apenas com Lucas Gazal, Luan Freitas e o jovem Kauã Rocha. Mas a tendência é que ao menos um dos estrangeiros vá para o jogo, ainda que seja no "sacrifício".
Leia mais
Moisés vai para o jogo?
Com negociação em andamento para uma transferência para o Santos, o atacante Moisés segue rotina de treinos no Pici e, até o momento, não houve sinalização da diretoria à comissão técnica quanto a uma ausência no Clássico-Rei.
O camisa 11 é titular absoluto do Fortaleza e está nos planos da escalação ideal para o confronto de domingo, a menos que haja avanço significativo ou um desfecho na negociação, até pela escassez de opções no setor ofensivo.
Clássico-Rei: provável escalação do Fortaleza
A provável escalação do Leão, portanto, tem Brenno; Luan Freitas (Brítez), Lucas Gazal e Cardona; Maílton, Pierre, Lucas Sasha, Pochettino e Lucas Crispim; Moisés e Bareiro.
O Fortaleza é o líder do Grupo C na segunda fase do Campeonato Cearense, com quatro pontos. O time do Pici venceu o Floresta por 1 a 0 e empatou em 1 a 1 com o Iguatu nesta etapa da competição.