Fortaleza encerra o Brasileirão com derrota por 2 a 0 para o Fluminense; veja gols

Leão não consegue fazer jogo equilibrado diante do adversário e fica sem vaga na Copa Sul-Americana

23:26 | Fev. 25, 2021

Enderson Moreira foi demitido do Fortaleza. (foto: FABIO LIMA)

O Fortaleza perdeu, por 2 a 0, para o Fluminense no Maracanã. Em duelo válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, o Tricolor das Laranjeiras venceu com gols de Fred e Matheus Ferraz. Com a permanência virtualmente garantida antes do início da rodada final, o Leão confirmou a continuidade no Brasileirão com a vitória do Vasco contra o Goiás em 3 a 2. A derrota também deixou o Tricolor do Pici fora da zona de classificação à Sul-Americana, na 16ª posição - com 41 pontos.

Após o fim da Série A e com a permanência de Enderson Moreira, o Tricolor do Pici segue em planejamento para a temporada de 2021. Nos próximos dias, a diretoria deve definir a situação dos jogadores em fim de contrato. Já o Fluminense termina na quinta colocação, com classificação assegurada na Taça Libertadores. O Tricolor das Laranjeiras conquistou 64 pontos.

O jogo

O Tricolor das Laranjeiras começou a partida com mais posse de bola, enquanto Leão adotou estratégia defensiva. O Tricolor do Pici assustou com Romarinho em chute que saiu ao lado do trave, aos 16 minutos. No lance seguinte, o time mandante acertou carimbou a trave de Felipe Alves, quando Fred ganhou da marcação adversária. O Fluminense abriu o placar no Maracanã, quando Fred cabeceou, o arqueiro do Leão espalmou e o atacante do clube carioca estufou as redes no rebote - aos 20 minutos.

O Fortaleza precisou adotar postura menos defensiva com a vantagem do adversário, e quase empatou com finalização de David, que obrigou Marcos Felipe a defender. Aos 33, Juninho cobrou falta, obrigando novamente o goleiro a fazer intervenção. Minutos depois, David roubou a bola da defesa, tocou para Osvaldo, mas o camisa 11 bateu por cima do gol. O Fluminense voltou a controlar a posse de bola e manteve a vantagem até o fim do primeiro tempo.

No início do segundo tempo, Osvaldo avançou, bateu forte e Marcos Felipe espalmou. A primeira impressão mostrou o Leão com uma postura ofensiva, obstinado em conseguir marcar o gol do empate. Aos 13 minutos, Romarinho se atrapalhou com a bola e perdeu chance de finalizar com perigo. Apesar do melhor momento do Leão, o Fluminense foi mais eficiente para marcar o segundo. Após escanteio batido por Nenê, Matheus Ferraz cabeceou sem chances de defesa para Felipe Alves.

Enderson Moreira até tentou mudar o panorama do jogo com mudanças, mas o Leão pouco conseguiu ser efetivo até o fim da partida, enquanto o Fluminense administrou o placar favorável.