"O nosso ponto forte é se doar o tempo todo", destaca Felipe Alves

Goleiro do Fortaleza aponta união do grupo como trunfo para sequência da Série A e projeta jogo difícil diante do Corinthians, no Castelão

09:30 | Nov. 29, 2020

Goleiro Felipe Alves em treino do Fortaleza no estádio Barradão, em Salvador (foto: Dudu Oliveira/Fortaleza EC)

Com a meta inicial de atingir a pontuação necessária para assegurar a permanência na Série A, o goleiro Felipe Alves acredita que o principal trunfo do Fortaleza é a força do conjunto. O camisa 12 ressalta o equilíbrio da competição e afirma que a postura do elenco pode ser determinante para ter sucesso contra o rebaixamento.

"A gente sabe das nossas limitações, mas reconhece a nossa qualidade. O nosso ponto forte na competição é se doar o tempo todo, não desacreditar, lutar até o final. Os jogos e as vitórias às vezes acabam sendo um pouco mais sofridos do que o normal, mas enquanto continuar com essa humildade de saber que nossa força maior é o grupo, o coletivo, um se doando pelo outro, as nossas chances aumentam de estar somando mais pontos e alcançar o primeiro objetivo. Aí, depois disso, a gente vai ver o quanto de pontos e jogos ainda faltam para traçar novos objetivos dentro da competição", projetou.

Com 29 pontos, na primeira página do Brasileirão, o Tricolor está a cinco pontos do Vasco da Gama-RJ, que abre a zona de rebaixamento. Felipe Alves aponta o nivelamento entre as equipes na classificação e diz que somar pontos em sequência é positivo, mesmo em caso de empates.

+ Duelos diretos, Clássico-Rei e reencontro com Ceni: a tabela do Fortaleza em dezembro
+ Felipe Alves diz que diminuição de jogo com os pés é consequência dos adversários que vem enfrentando
+ Chamusca não pretende fazer rodízio no time titular enquanto tiver espaçamento entre os jogos

"O campeonato está muito disputado, tanto é que a gente já passou da metade da competição e ainda não consegue... Se distanciaram os quatro primeiros, mas do sexto para baixo não consegue ter essa noção de quem vai brigar realmente para cair, pela Sul-Americana ou Libertadores. É um campeonato muito bem disputado e estar somando pontos em todas as partidas é muito importante. Hoje em dia, a gente não tem mais o fator casa e fora, todos os jogos têm o mesmo peso pelo fator de não poder ter torcedor, que a gente sempre teve como positivo dentro da nossa casa. Então, passam a ser jogos normais, tanto dentro quanto fora de casa. Somar pontos em todos os jogos, como a gente vem fazendo, é muito bom. A gente teve seis pontos disputados fora de casa e conseguiu trazer quatro. Agora, a gente empatou em casa, tem o Corinthians e se conseguir um grande resultado são mais quatro pontos. Então, de 12 pontos disputados, pode chegar a oito pontos concluídos. Eu vejo como um número muito bom. E o nosso primeiro objetivo sempre foi atingir os 42,45 pontos. A gente está no caminho certo e está fazendo de tudo dentro dessa competição, que é muito difícil. Pouco a pouco, a gente vai chegando perto desse objetivo", analisou o goleiro.

O Leão do Pici volta a campo em confronto direto contra o Corinthians-SP, na próxima quarta-feira, a partir das 21h30, na Arena Castelão, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.

"Jogar contra o Corinthians é sempre muito difícil, porque é uma equipe bem montada por bons treinadores, e o (Vagner) Mancini é um excelente treinador, tem o grupo na mão, sabe o que faz. E o Corinthians é Corinthians. A gente nunca pode faltar com respeito com uma equipe alguma. Vai ser um jogo tão difícil quanto foi contra o Goiás. Jogar contra equipes que só se defendem é tão difícil quanto contra equipes que dão espaço, porque quem dá espaço também cria mais contra o seu gol. É um jogo duríssimo e o fato de a gente estar jogando em casa, independente de ter torcedor ou não, tem que fazer valer. Na pior das hipóteses, pontuar. Quanto maior o número de jogos que a gente conseguir pontuar, lá na frente vai conseguir se sair bem dentro daquilo que a gente quer na competição", disse Felipe Alves.