Elmano se diz surpreso e avalia areia no gramado do Castelão: "Não imaginei esse resultado"
O governador do Ceará destacou que o processo de nivelamento do gramado ocorreu de forma tardia, mesmo com o período sem jogos
13:16 | Jul. 15, 2025
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, revelou que assistiu ao Clássico-Rei do último domingo, 13, e ficou surpreso — assim como os torcedores — com a quantidade de areia que saltava do campo nas corridas e chutes dos atletas. Com isso, explicou que pediu explicações aos responsáveis diretos pelo tratamento do campo e avaliou que o processo de nivelamento foi tardio. A entrevista foi concedida ao O POVO na manhã desta terça-feira, 15.
Antes do duelo entre Ceará e Fortaleza, o último jogo realizado no Castelão foi quando o Tricolor recebeu o Santos, no dia 12 de junho, antes da parada para a Copa do Mundo de Clubes, resultando em um mês de intervalo. Ainda assim, mesmo com o tamanho do clássico e o tempo para ajustes, a baixa qualidade do gramado da arena foi o que virou assunto nas transmissões nacionais e entre as torcidas.
Aficionado pelo Alvinegro de Porangabuçu, que venceu o jogo por 1 a 0, Elmano brincou que está feliz com o Clássico-Rei há algum tempo, comemorando a invencibilidade recente do Vovô ante seu maior rival, ainda que torça para o Leão permanecer na Série A, mas admitiu que a quantidade de areia no campo atrapalhou o espetáculo e lhe chamou atenção, "como a de qualquer torcedor", desde o início do jogo.
"Com a areia, inicialmente, eu não imaginei que ia ser aquele resultado, mas o que foi feito foi um micro-nivelamento do gramado, que foi deixado para fazer tarde. Passou um mês, poderia ter sido feito algumas semanas antes, para a grama crescer e poder fixar mais a areia. Acho que houve um erro de timing. Efetivamente, foi o que aconteceu", explica Elmano.
+ Técnico do Ceará, Léo Condé critica gramado da Arena Castelão no Clássico-Rei
Surpresa após um mês sem jogos
Segundo ele, buscou respostas logo após ao jogo e entendeu que o processo foi realizado de forma tardia, mesmo com o mês livre. A expectativa do governador era encontrar o gramado em melhor condições para um jogo tão marcante, o clássico na Série A do Brasileirão, que não acontecia desde 2022.
"Precisava fazer o nivelamento e ele foi feito, mas deveria ter sido no início e deixaram para fazer depois. Eu não sei dizer, tecnicamente, o porquê de terem feito isso, mas essa é a explicação. Eu também fiquei, como qualquer torcedor, quando vi o jogador passar e a areia subiu, me perguntando o porquê de estar assim depois de tanto tempo sem uso do Castelão", finaliza.
O próximo jogo realizado no Gigante da Boa Vista será nesta quarta-feira, 16, quando o Ceará entrará em campo para enfrentar o Corinthians pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, valendo a oportunidade de encostar no G-6 do torneio. Segundo o governador, a esperança é que a condição já esteja melhor e fique mais apropriada com o crescer da grama.