Clássico-Rei: Ceará defende hegemonia diante do Fortaleza na Série A

Tricolor não vence o Vovô no Campeonato Brasileiro desde 2019. Alvinegro venceu os últimos cinco clássicos pela Série A

18:05 | Ago. 11, 2022

Por: Brenno Rebouças
Ceará e Fortaleza disputam último Clássico-Rei da temporada neste domingo, 14 (foto: Fábio Lima/O POVO)

Mandante do Clássico-Rei deste domingo, 14, pela 22ª rodada da Série A, o Ceará vai buscar manter o tabu que sustenta frente ao Fortaleza há dois anos, no Campeonato Brasileiro de pontos corridos. A única e última vitória do Leão nesse formato da competição foi em 2019.

+Ronald diz que Fortaleza está devendo vitória no Clássico-Rei pela Série A

Naquela ocasião, em 10 de novembro, o Clássico-Rei era válido pela 32ª rodada da Série A e o Tricolor ganhou por 1 a 0, mas já havia perdido o jogo de ida, em agosto, na 13ª rodada, por 2 a 1. Rogéria Ceni foi o técnico do Fortaleza nas duas partidas, enquanto o Ceará havia vencido com Enderson Moreira e perdeu com Adílson Batista no comando técnico.

De lá para cá, só deu Vovô nos jogos pela Série A. Foram cinco partidas e cinco triunfos do Alvinegro. No total, são sete partidas desde que os dois dividem espaço na elite, com seis vitórias do Ceará e somente uma do Fortaleza. Neste recorte, foram 13 gols marcados pelo pelo time de Porangabuçu, contra apenas três da equipe do Pici.

Clássico-Rei / Série A de pontos corridos

2019:

13ª rodada: Ceará 2x1 Fortaleza
32ª rodada: Fortaleza 1x0 Ceará

2020:

7ª rodada: Ceará 1x0 Fortaleza
26ª rodada:Fortaleza 0x2 Ceará

2021

14ª rodada: Ceará 3x1 Fortaleza
33ª rodada: Fortaleza 0x4

2022

3ª rodada: Fortaleza 0x1 Ceará

Jejum

Como o Fortaleza não vence o Ceará no Campeonato Brasileiro há mais de dois anos, consequentemente, o técnico argentino Juan Pablo Vojvoda nunca venceu o Vovô na elite do futebol nacional. Ele disputou três Clássico-Rei nesta condição e perdeu todos.

É claro que Vojvoda já venceu o Ceará algumas vezes, pelo Campeonato Cearense e Copa do Brasil (duas vezes). Houve também três empates, por competições diferentes (Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste). Quanto às derrotas, foram quatro, sendo três pela Série A e uma, recente, na Copa do Brasil.

Caso o Leão triunfe neste domingo, portanto, além de quebrar a sequência de resultados positivos do Ceará no Clássico pelo Brasileiro, Vojvoda poderá comemorar o primeiro triunfo sobre o maior rival na principal competição brasileira e ainda vai equilibrar ainda mais seu histórico pessoal contra o Vovô.

Histórico geral

Ao considerar versões anteriores do Campeonato Brasileiro, inclusive a Copa João Havelange, de 2000, o Ceará também leva vantagem nos Clássico-Rei. Segundo dados do portal OGol, são 17 embates entre os rivais no certame nacional, com dez vitórias do Alvinegro, quatro empates e somente três triunfos do Tricolor.