Ferroviário comemora três anos do título da Série D do Campeonato Brasileiro

Na final, o Tubarão da Barra venceu o Treze-PB e se tornou o primeiro time de Fortaleza com um título nacional

19:34 | Ago. 04, 2021

Leanderson erguendo a taça de campeão da Série D do Campeonato Brasileiro 2018 (foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Há três anos, o Ferroviário conquistou a Série D e se tornou o primeiro clube da capital a vencer um título brasileiro, encerrando um jejum de 23 anos sem troféu. O feito histórico foi visto de forma presencial por cerca de 1.500 torcedores do Tubarão, que se deslocaram em caravanas de ônibus, carros e avião até Campina Grande (PB), para acompanhar o segundo jogo da final, diante do Treze-PB. Apesar da derrota por 1 a 0, o Coral foi campeão pelo placar agregado de 3 a 1.

A campanha do Ferrão na Série D começou sob desconfiança. Apesar de terminar a fase de grupos na primeira colocação, de forma invicta, com duas vitórias e seis empates, o desempenho da equipe não empolgava o torcedor.

Para a fase seguinte, em formato mata-mata, a diretoria contratou o técnico Marcelo Vilar, que conseguiu dar outro ânimo para o time. Com Edson Cariús inspirado, marcando 11 gols em 10 jogos, o Tubarão eliminou o Cordino-MA, e o Altos-PI, chegando às quartas de final, contra o Campinense-PB, em jogo que valia o acesso à Série C.

A partida contra a equipe paraibana foi marcada pela emoção. O Coral passou nas penalidades, com Cariús convertendo a última cobrança. Na semifinal, o Ferroviário venceu o São José no confronto de ida por 3 a 1. Na volta, o Tubarão da Barra foi derrotado por 2 a 1, mas passou para a final pelo placar agregado de 4 a 3.

No dia 30 de julho de 2018, um domingo, aconteceu o primeiro jogo da final, contra o Treze-PB, na Arena Castelão. Empurrado pelos mais de 6 mil torcedores corais nas arquibancadas, o Ferrão foi implacável e venceu por 3 a 0, com gols de Janeudo, Edson Cariús e Robson Simplício.

Cinco dias depois, 4 de agosto de 2018, a equipe comandada por Marcelo Vilar chegou em Campina Grande, na Paraíba, para o jogo de volta. Com a boa vantagem construída no Castelão, o Tubarão fez uma partida segura no estádio Amigão. A derrota por 1 a 0 não foi o suficiente para tirar o título do Ferroviário, primeiro clube da capital a vencer um torneio nacional. A conquista ainda encerrou um jejum de 23 anos sem títulos — a última havia sido o bicampeonato estadual em 1995.

No retorno para Fortaleza, os jogadores foram recepcionados pelos torcedores sob o grito de "é campeão". O elenco desfilava pelas ruas da cidade em cima de um carro dos bombeiros, acompanhado de perto por uma carreata coral.

Edson Cariús, artilheiro da Série D com 11 gols, foi um dos mais cobiçados pela torcida, que, em coro, cantavam: "Mil gols só Pelé, mas eu sou mais o Cariús", dizia a letra da música, seguindo o mesmo ritmo de um dos hinos cantados pela torcida brasileira durante a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

"Momento maravilhoso que estamos vivendo. Esse torcedor estava precisando, já que há muito tempo não comemorava um título", disse o camisa nove em 2018.