À espera de liberação do Governo, FCF projeta retorno do Estadual no início de abril

Entidade se mobiliza por liberação da competição local após Semana Santa e almeja retomada dos jogos da segunda fase a partir do dia 7 de abril

08:00 | Mar. 23, 2021

Conselho Técnico vai definir detalhes do Campeonato Cearense de 2022 (foto: Pedro Chaves / FCF)

Anunciado no último dia 11 e prorrogado no último sábado, 20, o decreto de lockdown em todo o Estado do Ceará em razão da pandemia de Covid-19 paralisou o Campeonato Cearense e gerou indefinição sobre o retorno. À espera da liberação do Governo para voltar a realizar jogos, a Federação Cearense de Futebol (FCF) projeta o retorno da competição para o início de abril, apurou o Esportes O POVO.

A partir da adoção de lockdown em Fortaleza, anunciado pelo governador Camilo Santana no início deste mês, as partidas do Estadual foram realizadas na Região Metropolitana e no Interior. Ainda na primeira quinzena, porém, o Governo restringiu os duelos em todo o Estado e liberou a disputa apenas de torneios nacionais (Copa do Brasil) e regionais (Copa do Nordeste) na capital cearense.

Com a extensão do decreto até o próximo dia 28, a FCF avalia que a medida deve ser renovada para a Semana Santa e, depois disso, haver a liberação de alguns setores. Nos bastidores, a entidade se mobiliza para que o futebol local entre no possível pacote de flexibilização. O Cearense, então, seria retomado a partir do dia 7 de abril, com a segunda rodada da segunda fase.

Até o momento, porém, o Governo do Estado ainda não sinalizou os próximos passos, o que causa clima de incerteza entre os clubes participantes. Diante da dificuldade financeira causada pela inatividade, algumas equipes já liberam jogadores e técnicos. O Icasa, por exemplo, perdeu o treinador Washington Luiz.

A última rodada do Estadual foi disputada no dia 10 deste mês, com quatro jogos. Além de Ceará e Fortaleza, que entram na competição nesta etapa, Atlético-CE, Caucaia, Crato, Ferroviário, Icasa e Pacajus disputam a segunda fase.