Vitória no Clássico-Rei foi a primeira do Ceará como visitante no Brasileirão 2025

Antes de derrotar o Fortaleza, o Vovô acumulava três derrotas e dois empates como visitante na edição deste ano da elite nacional

14:29 | Jul. 14, 2025

Por: Mateus Moura
Imagens do Clássico-Rei, duelo entre Fortaleza e Ceará, da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro 2025, realizado no domingo, 13 de julho de 2025, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE) (foto: Mateus Lotif / Fortaleza EC)

Apesar de o jogo ter acontecido na Arena Castelão, na capital cearense, a vitória do Ceará sobre o Fortaleza no domingo passado, dia 13, representou a primeira do time de Porangabuçu atuando como visitante na Série A do Campeonato Brasileiro de 2025. Na ocasião, o Leão do Pici foi o mandante da partida.

Antes da vitória diante do maior rival, a campanha do Alvinegro longe de seus domínios não era positiva. Em cinco partidas como visitante, os comandados de Léo Condé haviam sofrido três derrotas — para Juventude, Bahia e Botafogo —, além de dois empates, com o RB Bragantino e o Santos. Ou seja, um aproveitamento de apenas 13% nesse recorte.

Com o triunfo sobre o Fortaleza, o aproveitamento do Vovô como visitante saltou para 27%. No ranking geral, o escrete preto-e-branco ocupa a 11ª posição entre os times com melhor desempenho fora de casa. Palmeiras (83%), RB Bragantino (72%) e Flamengo (66%) são os clubes que figuram no topo da lista.

Ceará está entre os melhores mandantes do Brasileirão

Na próxima quarta-feira, dia 16, o Ceará volta a atuar na Arena Castelão, desta vez como mandante, em duelo contra o Corinthians, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Nesta condição, o Vovô ostenta uma ótima campanha no torneio: em seis jogos, venceu quatro rivais, empatou uma vez e perdeu outra.

+ Confira mais notícias do Ceará Sporting Club

No ranking de melhores mandantes da Série A de 2025, o Alvinegro aparece na quinta posição, com 72% de aproveitamento, atrás apenas do Cruzeiro (90%), Botafogo (86%), Bahia (80%) e Flamengo (80%). Os dados são do Departamento de Matemática da UFMG.