Ceará é o primeiro time da história a ter 100% de aproveitamento na fase de grupos da Sula

Modelo foi adotado pelo torneio em 2021 e, desde então, 16 clubes terminaram a fase de grupos na primeira colocação, mas somente o Vovô conseguiu vencer todos os seis jogos possíveis

00:24 | Mai. 26, 2022

Jogo entre Independiente da Argentina e CEará do Brasil. Copa Sul Americana 2022 - Estádio Libertadores da américa em Avelleneda em 25-05-2022. (foto: ALEJANDRO PAGNI/AFP)

Com uma campanha irretocável na Copa Sul-Americana, o Ceará se tornou o primeiro time da história a ter 100% de aproveitamento na fase de grupos desde que o modelo foi adotado pelo torneio, em 2021. Neste recorte de tempo, o certame contou com 16 clubes que terminaram as suas chaves na primeira colocação — oito na última temporada e oito neste ano —, e somente o Alvinegro de Porangabuçu conseguiu vencer todos os seis jogos.

No Grupo G, que contava com o Independiente-ARG, General Caballero-PAR e Deportivo La Guaira-VEN, o Vovô alcançou o número máximo de pontos possíveis (18) ao derrotar todos os adversários duas vezes, tanto na Arena Castelão como nos embates fora do país. Além disso, a equipe cearense marcou 17 gols e sofreu somente um, tendo o melhor ataque e defesa da competição continental.

Pelo ótimo desempenho, o Ceará finalizou a fase de grupos com a melhor campanha geral, o que dá a vantagem do escrete preto-e-branco decidir os confrontos mata-mata — que vão até a semifinal — na Arena Castelão, com exceção da grande final, que acontecerá em jogo único no Mané Garrincha, em Brasília.