Sem Renato Gaúcho no páreo, Lisca e Guto Ferreira são os técnicos mais longevos dentre times da elite

América-MG e Ceará são os dois times da Série A de 2021 que sustentam seus treinadores por mais tempo. O técnico mais longevo do Brasil na atualidade, porém, está na Série C

16:38 | Abr. 15, 2021

Por: Brenno Rebouças
Guto Ferreira, técnico do Ceará (foto: Fábio Lima/O POVO)

A saída de Renato Gaúcho do comando técnico do Grêmio, nesta quinta-feira, 15, encerrou o trabalho mais longevo da atualidade de um treinador na elite nacional e também no futebol brasileiro em geral. Com isso, os times da Série A que estão há mais tempo com o mesmo técnico hoje são América-MG e Ceará.

Comandantes de Coelho e Vovô, respectivamente, Lisca e Guto Ferreira têm mais de um ano de trabalho, cada. O primeiro assumiu o América-MG em janeiro de 2020, enquanto o segundo foi anunciado pelo Ceará em meados de março do ano passado, apesar de só ter começado o trabalho presencial em junho.

Guto, no entanto, caminha para sua segunda Série A à frente do Vovô. Ele foi o primeiro técnico da história do clube a permanecer no cargo durante os 38 jogos do time na elite. A boa campanha rendeu ao "Gordiola" uma renovação por mais um ano.

Se estendermos o recorte para a Série B do Brasileiro, Jerson Testoni, do Brusque-SC, assume a dianteira. Ele é técnico do quadricolor desde outubro de 2019. O vínculo dele com a equipe catarinense, inclusive, é até o fim de 2022.

O técnico mais longevo do Brasil na atualidade, porém, está na Série C. Vinícius Bergantin assumiu o Ituano em junho de 2017 e segue na equipe do interior paulista. Ele tem a missão de conquistar o acesso do time para a segunda divisão nacional e por isso renovou até outubro de 2021. O Ituano está no Grupo B da Terceirona.