De olho na liderança geral do Nordestão, Ceará encara o Salgueiro no Castelão
O Vovô tentará manter a liderança do grupo A e pode terminar com a melhor campanha desta etapa da competição
17:59 | Abr. 09, 2021
Para selar a participação na fase de grupos da Copa do Nordeste 2021, o Ceará encara o Salgueiro hoje, às 16 horas, no Castelão. O Vovô tentará manter a liderança do grupo A e pode terminar com a melhor campanha desta etapa da competição, assegurando a vantagem de ser mandante no mata-mata da competição regional.
O adversário pernambucano, que tem o atacante Ciel como destaque da equipe e é o sexto colocado do grupo B, sonha com o milagre diante do Alvinegro. Para alcançar o mata-mata, o Carcará precisa primeiro quebrar o tabu de nunca ter vencido os cearenses em cinco duelos na história da Copa do Nordeste. Superando o time comandado por Guto Ferreira, o Salgueiro só avança se dois destes times - Altos (3º), CSA (4º) e ABC (5º) - não vencerem seus confrontos na rodada.
Classificado de forma antecipada na última rodada, o Ceará é o líder do grupo A com 13 pontos. Caso bata o Salgueiro e o Fortaleza tropece diante do Confiança, os cearenses vão terminar a fase de grupos com a melhor campanha.
Ademais da condição da tabela, o Vovô entra motivado para alcançar marca importante. O clube pode atingir 20 jogos de invencibilidade na Copa do Nordeste. O time ostenta a maior sequência invicta da história da competição. Ao todo, são dez vitórias e nove empates.
Leia mais:
- Ceará conhece adversários da fase de grupos da Copa Sul-Americana
- Sul-Americana: conheça o perfil dos times que dividem o Grupo C com o Ceará
- Robinson avalia grupo do Ceará na Sul-Americana: "Dá pra gente competir"
Outra marca importante pode ser alcançada pelo técnico Guto Ferreira. Assim como a equipe, o treinador somará 20 jogos invicto na Copa do Nordeste caso não perca para o Carcará. O técnico não é derrotado no torneio regional desde março de 2018, somando os trabalhos no Bahia, Sport e agora no Ceará.
Desfalques nos últimos jogos devido à Covid-19, o volante William Oliveira e o atacante Yony González voltaram a treinar normalmente nesta semana e devem ser relacionados. O meio-campista Fabinho também retornou após se recuperar de virose. Fernando Sobral, que cumpriu isolamento em recuperação do novo coronavírus, é dúvida. O centroavante Jael e o atacante Jacaré estão lesionados.
Sem partidas no meio da semana, Gordiola deve manter força máxima ou pelo menos a base do time titular para encarar o Salgueiro. O duelo pelas quartas de final está previsto para ser disputado no próximo sábado, 17.
Na primeira etapa do mata-mata, os confrontos são entre os classificados do próprio grupo. Caso o Ceará se mantenha como primeiro da chave A vai enfrentar o quarto colocado. Para a oitava rodada da competição, completam o G4 o CRB (2º), Bahia (3º) e o Sampaio Corrêa (4º).
O Salgueiro não vence há três jogos. O técnico da equipe, o português Daniel Neri, ganha os retornos dos zagueiros Ranieri e Leozão e do meia-atacante Cássio Ortega, que se recuperaram de lesão. Já o volante Moreilândia volta após cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Alisson Araçoiaba deve ficar de fora por contusão.
FICHA TÉCNICA:
Ceará
4-2-3-1: Richard; Gabriel Dias, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Charles e Oliveira; Saulo Mineiro (Lima), Vina e Mendoza; Cléber. Téc: Guto Ferreira
Salgueiro
4-3-3: Lucas; Sinho, Ranieri, Leozão e Alan; Bruno Sena, Moreilândia e Felipe Baiano; Tarcísio, Ciel e Cássio Ortega (Hericles). Téc: Daniel Neri
Data: 10/4/2021
Horário: 16 horas
Local: Castelão-CE
Árbitro: Pablo Ramon Gonçalves-RN
Assistentes: Luis Carlos de França-RN e Francisco de Assis da Hora-RN
Transmissão: NordesteFC, Fox Sports e Rádio O POVO CBN