Ceará tem 84% de chance de vaga na Sul-Americana e probabilidade de rebaixamento é quase nula

O Vovô pode aumentar as perspectivas de entrar no principal torneio continental da América com as vagas acrescentadas no Brasileirão

14:12 | Jan. 13, 2021

Tiago Pagnussat fez 46 jogos pelo Ceará na última temporada (foto: Aurelio Alves/O POVO)

Depois da grande vitória sobre o Flamengo no Maracanã, no último domingo, 10, o Ceará chegou aos 84,3% de chances de ir a Sul-Americana. Tendo a competição internacional quase garantida e com a probabilidade de rebaixamento menor que 1%, o Alvinegro começa a sonhar com o próximo passo. A possibilidade de Libertadores ainda é baixa, 3,1%, mas dependendo do número de vagas estendidas o Vovô pode entrar na briga.

O caminho para a Libertadores ainda é longo para o alvinegro cearense. Desde que a Conmebol disponibilizou seis vagas para a Série A, todos os classificados fizeram mais de 50 pontos. Mesmo com as oito vagas acrescentadas, nenhuma equipe fez uma pontuação menos de 53. Ainda restam 9 rodadas para o Ceará tentar aumentar as suas chances.

O Vovô ainda tem dois jogos contra adversários diretos pelas duas vagas que possam surgir. Corinthians na 34ª rodada e Fluminense na 36ª. No primeiro confronto o Ceará viaja para enfrentar o time paulista. É o duelo do quinto melhor visitante contra o sétimo pior mandante. Já contra o Fluminense o jogo é na capital.

Com menos de 1%, mais precisamente 0,095%, o Ceará já está com o rebaixamento praticamente descartado. O Alvinegro alcançou a marca de 39 pontos, mesma pontuação que terminou o Brasileirão de 2019.

Para pensar em libertadores, o Vovô precisa antes vencer o confronto de domingo, 17, contra o Bragantino, no Castelão, às 20h30min, jogo válido pela 30ª rodada da Série A.

 

Por Horácio Neto