Guto Ferreira analisa atuação do Ceará após classificação: "Bloqueamos os setores onde eles gostam de jogar"

Alvinegro conquistou lugar na final do certame regional após vencer o Fortaleza por 1 a 0. O gol da partida foi marcado pelo zagueiro Klaus no primeiro tempo

00:44 | Jul. 29, 2020

Guto Ferreira quer preservar jogadores ao longo do Brasileirão (foto: MAX HAACK / AE)

O Ceará é o primeiro finalista da Copa do Nordeste 2020 após vencer o Fortaleza por 1 a 0. Em coletiva cedida após a partida, o técnico do Vovô, Guto Ferreira, fez uma leitura sobre a postura de sua equipe e do adversário na partida. 

"Eles não tiveram oportunidades claríssimas de gol pois nós bloqueamos justamente os setores onde eles gostam de jogar. Conseguimos ganhar o campo, trabalhamos a bola, sofremos a falta e dessa falta fizemos o gol. Tivemos chance de matar o jogo em três ou quatro oportunidades de contra-ataque", apontou.

 

Na ausência do zagueiro Luiz Otávio, suspenso, o treinador do Alvinegro justificou sua escolha pela escalação de Klaus, que não só fez boa partida, mas foi autor do único gol do jogo.  "(Decidi que) Klaus entraria pois tem jogadas mais rápidas que o Brock e a gente precisava ter esse perfil de linha, pois o time do Fortaleza é muito incisivo em suas ações. Klaus também é um jogador muito forte no jogo aéreo, tanto que fez o gol", desenhou o comandante.

+ Ceará poderá ser bicampeão invicto da Copa do Nordeste; relembre trajetória

Em relação a escalação de Cléber, Guto explicou que fez tal escolha por conta da característica do jogador quanto a redenção de bolas. "A gente ia jogar tirando espaço do Fortaleza, pois eles gostam de ter espaço. Primeiro jogo tentamos marcar alto. Na sequência de jogos, quis trazer o time um pouco mais para trás e fazer o time mais reativo no contra-ataque, tirando espaços deles, fortalecendo a zaga e, para isso, como eles pressionam muito, quando perdem a bola, a gente precisava de jogador que tivesse a condição de reter a bola na frente e distribuir ela para Vinicius, Sobral para que a gente fizesse a saída e ganhasse campo", esclareceu. 

 

Guto fez ainda uma análise do jogo em relação as atuações nas laterais e nos lançamentos longos efetuados por Felipe Alves.  "Os dois laterais da equipe (do Fortaleza) tem muito porte físico, potência. Graças a Deus conseguimos anular essa situação. O jogo longo ficava restrito ao goleiro. A medida que ficou restrito ao goleiro, nós tivemos o equilíbrio e tomamos conta da partida no aspecto defensivo", argumentou Guto.

O técnico do Ceará aproveitou a coletiva para parabenizar toda a equipe do Vovô pela classificação. "Tenho que parabenizar minha equipe. Os jogadores que estiveram lá dentro, que não entraram, o staff que vem conduzindo o trabalho com a gente, equipe médica, fisioterapeuta, Leandro Carvalho que, apesar dos problemas, teve lampejos muito importantes dentro da partida. O trabalho é de equipe, tem muita gente envolvida".