Leandro Carvalho abre o jogo: volta por cima, críticas e apoio dos companheiros

Jogador de 24 anos, considerado a segunda maior contratação da história do Ceará, vivia seu melhor momento no clube desde 2019, quando teve temporada irregular

18:38 | Abr. 24, 2020

Leandro Carvalho foi decisivo na última partida do Ceará diante do Sport, antes da paralisação do futebol (foto: Fábio Lima)

Arrancadas, dribles e participação decisiva. O atacante Leandro Carvalho deixou imagem positiva pelo desempenho em campo até a paralisação por conta do coronavírus. Com status de ídolo e bastante cobrado, o jogador de 24 anos, considerado a segunda maior contratação da história do Ceará, vivia seu melhor momento no clube desde 2019, quando teve temporada irregular.

+ Leandro Carvalho confia em Guto Ferreira para sequência no Ceará: "tem currículo"

Depois de brilhar pelo Alvinegro na Série A, em 2018, Leandro conquistou de vez o carinho da torcida do Vovô e trouxe confiança para o clube abrir os cofres e comprá-lo do Botafogo por R$ 3,6 milhões. Mas a temporada de 2019 não saiu como esperado. O time do Porangabuçu passou o ano em branco em termos de título e brigou até a última rodada para se salvar do rebaixamento.

Junto à má fase da equipe, o atacante também não conseguiu mostrar seu melhor futebol. Nem sombra do Leandro que ganhou status de ídolo em 2018. O jogador ainda se envolveu em polêmicas nas redes sociais, com a própria torcida e o ex-empresário.

+ Ceará registra quinto superávit seguido e o maior da história do clube em 2019

Entretanto, em 2020, o dono da camisa 80 começou a dar volta por cima. Discreto nas redes sociais, poucas palavras à imprensa e dedicação dentro das quatro linhas. Desta forma foi evoluindo e recuperando a confiança. Fez gol importante contra o Oeste na Copa do Brasil e teve sequência positiva com a equipe, assegurando a titularidade.

O ápice nesta temporada veio justamente no último jogo do Ceará antes da paralisação, no triunfo de virada sobre o Sport. Ele deu passe para gol e sofreu o pênalti que concretizou a vitória do time.

"Todo jogador de beirada do campo precisa de ritmo e comigo não foi diferente. Acho que eu estava num bom ritmo, numa crescente boa", afirma o atleta em entrevista exclusiva ao Esportes O POVO.

O desempenho contra o Sport rendeu elogios do próprio presidente Robinson de Castro na época. “Sempre valorizei muito o Leandro Carvalho, é muito criticado, mas é um gênio. Ele estando bem com a cabeça boa, com o peso ideal, ele faz isso que ele fez hoje, arrasou quatro, cinco, seis jogadores do time adversário.”

Listen to "#93 - Robinson de Castro abre o jogo: preocupação com coronavírus, testagem do elenco e volta do futebol" on Spreaker.

Na fase mais irregular, o atacante precisou encarar as críticas e superar o momento. O apoio das arquibancadas até então de idolatria chegou ao tom de cobrança. Em 2020, ele recuperou a conexão com os torcedores. "A torcida paga o ingresso, e eles têm o direito de vaiar e aplaudir. Às vezes, algumas coisas não saem como planejamos e o jogador tem de saber lidar com isso."

O apoio e a confiança dos companheiros foram fundamentais no momento de maior cobrança. "Me dou bem como todos, mas principalmente Lima, Wescley, Luiz, Baxola, Sobral e Gonçalves", conta.

A pausa do futebol interrompeu a sequência positiva de Leandro. Apesar das incertezas da volta do esporte, o jogador tem cuidado da parte física e seguido as recomendações do clube na quarentena, em Belém, para retomar as atividades sem grandes perdas no condicionamento.

"Os fisiologistas do clube nos deram instruções de como se cuidar. São alguns exercícios para não deixar cair o ritmo. Eles nos cobram e estamos nos cuidando."