Com ex-médico-chefe de Ceará e Fortaleza, FCF conclui protocolo para treinos e envia ao Governo

Documento será analisado pelas autoridades e, se aprovado, a entidade repassará as diretrizes aos clubes, para que todos estejam prontos para a volta aos treinos, quando liberado

18:59 | Mai. 18, 2020

Henrique Bastos é o coordenador do protocolo de segurança da FCF (foto: Reprodução/Instagram )

A Federação Cearense de Futebol já tem pronto um protocolo de segurança para que os clubes retornem aos treinos. O documento, inclusive, já foi enviado ao Governo do Estado para ser avaliado. Enquanto aguarda a liberação para as atividades esportivas, a entidade vai orientar os clubes sobre como se prepararem para voltar aos trabalhos.

O protocolo foi montado com a consultoria do médico Henrique Bastos, que atua na área esportiva há vinte anos e já trabalhou em Ceará e Fortaleza. Ele tomou como base medidas internacionais de precaução ao coronavírus e ouviu os departamentos médicos de Vovô e Leão para a elaboração do documento. As diretrizes só podem ser aplicadas, porém, com o aval das autoridades médicas.

“Tem que saber a opinião do Governo do Estado e a partir disso montar todo um trabalho de retorno (seguindo o protocolo), porque não é do nada (que se volta a treinar), tem que ter todo um preparativo, trabalho de orientação das equipes, principalmente as de pequeno porte, que não tem tanta ‘bala na agulha’ para bancar o que é necessário”, explicou a importância do planejamento, o médico.

Henrique Bastos disse ainda que mesmo após a liberação para os treinos, que ainda não tem data para acontecer, os trabalhos vão ter que voltar de forma gradativa. “O primeiro passo será orientações sobre como serão os treinos; primeira fase com treinos individuais, depois treinos em pequenos grupos, até liberação por parte do Governo para as partidas, que acredito que inicialmente serão com portões fechados”, disse.

O protocolo deverá ser flexibilizar para atender às condições de cada clube, mas sem comprometer o princípio básico de evitar o contágio, segundo o presidente da FCF, Mauro Carmélio. “Nós vamos, junto com doutor Henrique, apresentar e mostrar a eles (os clubes) como vai ser feito (aplicado o protocolo), dentro da realidade deles, para não ter nenhuma insegurança aos jogadores", comentou o dirigente, em entrevista ao Futebol do Povo.

Depois de terminar o implemento do protocolo de segurança em cada equipe, Henrique Bastos deve seguir como médico da FCF.

Leia Mais: Com sinal verde do Governo para terminar Estadual todo no Castelão, FCF vai pedir isenção de taxas

Leia Mais: Federação Cearense de Futebol vai bancar testes de coronavírus para clubes do Estado

Listen to "#96 - E as contratações? Mercado da bola pós-pandemia" on Spreaker.