Brasileiros estreiam com invencibilidade e bons sinais na Copa do Mundo de Clubes
Na abertura do Mundial de Clubes, os quatro representantes do futebol brasileiro começaram com o pé direito: todos invictos e com boas atuações
16:36 | Jun. 17, 2025
As primeiras impressões deixadas pelos clubes brasileiros na rodada de abertura da Copa do Mundo de Clubes foram bastante positivas. Os quatro representantes saíram invictos, com duas vitórias — de Flamengo e Botafogo — e dois empates — de Fluminense e Palmeiras. Apesar dos placares iguais, ambos dominaram amplamente seus adversários.
O Flu foi o último a entrar em campo e teve o rival mais difícil da rodada: o Borussia Dortmund. Mesmo com o empate por 0 a 0, o time comandado por Renato Gaúcho teve boa atuação frente ao adversário alemão, controlou as ações ofensivas e terminou com vantagem nas finalizações (14 a 7).
Leia mais
O Alviverde também empatou sem gols, diante do Porto, de Portugal. Assim como o Tricolor, o Verdão teve mais volume de jogo e controle da partida, embora não tenha conseguido traduzir a superioridade em gols. O time português pouco incomodou a equipe paulista.
Vitórias cariocas: entre a tranquilidade e o sinal de alerta
Além do Fluminense, Flamengo e Botafogo — os outros dois representantes do Rio de Janeiro — estrearam com vitória diante de adversários teoricamente mais fracos. O saldo, no entanto, foi distinto.
O Flamengo venceu o Espérance, da Tunísia, por 2 a 0, na noite de segunda-feira, 16, com autoridade e sem sustos. A atuação consistente reforça o favoritismo rubro-negro em um grupo que ainda conta com Chelsea e Los Angeles FC.
Já o Botafogo venceu, mas não convenceu. O triunfo por 2 a 1 sobre o Seattle Sounders, dos Estados Unidos, veio com um segundo tempo de pressão americana. A atuação irregular acende um alerta, especialmente considerando que o grupo ainda inclui o PSG, atual campeão europeu, e o Atlético de Madrid, da Espanha.