Risada do participante Eliezer, do BBB 22, é um problema de saúde?

Isabela, irmã caçula de Eliezer, disse que a risada do participante do BBB 22 chama atenção desde que eram pequenos. Característica pode significar algum problema de saúde? Confira

23:09 | Jan. 19, 2022

BBB 22: risada de Eliezer é uma questão que não costuma denotar problemas graves, mas pode ter relação com distúrbios respiratórios, conforme afirma otorrinolaringologista (foto: Reprodução/Instagram)

Eliezer, participante do grupo pipoca do Big Brother Brasil (BBB 22), tem uma risada marcante que lembra o ronco de um porquinho. Por essa razão, os próprios assessores dele, que também são empresários, escolheram o emoji do aniaml como emblema da torcida. Nas redes sociais, seu riso tem repercutido entre os telespectadores do programa.

Mas a pergunta que não quer calar é: essa característica pode significar algum problema de saúde? À Revista Glamour, o otorrinolaringologista Arnaldo Braga Tamiso afirmou que a questão não costuma denotar problemas grave, mas pode ter relação com distúrbios respiratórios, como ronco noturno ou apneia de sono, respiração oral associada com dificuldade em esportes e cansaço acima do normal.

"Caso o escape de ar esteja associado à dificuldade respiratória de qualquer tipo, ronco noturno ou dificuldade na fala, deve-se procurar um otorrino para avaliação", orienta o médico.

BBB 22: por que Eliezer tem 'risada de porco'?

Segundo o médico, a risada de Eliezer, com escape de ar pela garganta, ocorre por razões diversas, podendo ser devido a uma obstrução nasal por desvio de septo ou aumento das carnes esponjosas, flacidez ou malformações no palato mole. Neste caso, a comunicação da passagem de ar entre a garganta e o nariz não é fechada, podendo requerer até cirurgia.

De acordo com Arnaldo, é importante realizar exames específicos para concluir a causa da ‘risada de porco’ e como isso pode impactar na vida da pessoa. "Caso seja um problema anatômico (desvio do septo, palato curto) os procedimentos cirúrgicos são indicados. A fonoterapia em conjunto feita através de exercícios de fortificação da musculatura também possui ótimo resultado", explica à Revista Glamour.

BBB 22: irmã de Eliezer fala sobre a risada do brother

Isabela, irmã caçula do empresário, disse que a risada de Eliezer chama atenção desde que eram pequenos. “A gente já passou muita vergonha em restaurantes, porque ele começava a rir e as pessoas olhavam. E quanto mais a gente falava para ele parar, mais ele caía na gargalhada”, afirmou à Revista Kogut.