Trend no ChatGPT sobre benção e maldição viraliza; entenda se é seguro e como fazer

Com prints e vídeos postados nas redes sociais, perguntar ao ChatGPT sobre bênçãos e maldições pessoais é a trend do momento

11:00 | Jul. 23, 2025

Por: Arthur Albano
Trend do momento leva usuários a perguntarem a IA qual a sua benção ou maldição (foto: Reprodução/IA/ChatGPT)

Desde a popularização da inteligência artificial, surgiram diferentes trends que exploram seu potencial — indo da criação de imagens em estilos de animação específicos, como o do Studio Ghibli, até a elaboração de bonecos action-figure. A nova trend do momento é perguntar qual a sua “benção ou maldição” para o ChatGPT.

Com vídeos e prints de pessoas emocionadas com as respostas geradas, a trend gira em torno de duas perguntas: “ChatGPT, qual é a minha benção?” ou “ChatGPT, qual é a minha maldição?”.

Alguns usuários postam apenas a versão positiva, enquanto outros publicam ambas como contraponto.

Trend no ChatGPT: jogo de linguagem gerado por IA

A ideia é que a IA responda de forma breve para que em seguida o participante peça a explicação detalhada. As respostas personalizadas são uma mistura de frases prontas, humor e até mesmo reflexões de teor generalista que acabaram gerando uma identificação pessoal nos usuários que participaram da trend.

No entanto, apesar das reflexões que o ChatGPT escreve em suas respostas, tudo não passa de um jogo de linguagem gerado pela inteligência artificial a partir das instruções de seus próprios usuários.

Frases como “sua bênção é a intuição afiada, você percebe o que está nas entrelinhas, sente o clima antes da tempestade e capta verdades que ninguém diz em voz alta” são apenas uma linguagem simbólica tentando emular um tom reflexivo.

Isso porque esse conteúdo não tem base real, já que o ChatGPT opera tentando prever a melhor resposta para o que está sendo pedido e perguntado a partir de sua base de dados. Assim, as respostas são geradas de forma randômica e não personalizada com base na real personalidade e vivência do usuário.

A trend fez sucesso pela forma que os usuários conduzem essas duas perguntas. Quanto mais específicas ou criativas elas forem, mais interessante será a resposta. Vale lembrar, o ChatGPT entrega apenas o resultado de uma combinação de palavras sem julgamento, análise ou conhecimento real sobre a vida de quem o utiliza!

Como participar da trend do “Qual é a minha benção” no ChatGPT?

Para participar da trend é simples. Veja o passo a passo:

  • Acesse o site ou app do ChatGPT
  • Digite as perguntas “Qual é a minha bênção?” ou “Qual é a minha maldição?” e espere ele responder
  • Com base na resposta, peça uma explicação detalhada
  • Copie as respostas e use um editor de vídeo como o CapCut ou crie um Reel direto no Instagram ou TikTok
  • Compartilha com hashtags como #trendmaldicao #maldição #bênção #chatgpttrend, #maldiçãochatgpt

É seguro participar da trend “qual é a minha bênção” no ChatGPT?

A resposta direta é sim. Considerada uma brincadeira inofensiva, a trend da benção ou maldição no ChatGPT não exige o compartilhamento de dado pessoal ou sensível.

Porém, lembre: esta é uma inteligência artificial sem consciência ou sensibilidade emocional. Pode ser que a resposta gerada tenha um tom pesado e desconfortável.

Para lidar com isso é preciso encarar a interação como mero entretenimento e lembrar que as respostas são apenas um amontoado de palavras gerado a partir de uma instrução específica, sem valor real ou simbólico.