Rede municipal de ensino do Crato retoma aulas presenciais na próxima quarta-feira, 8

Retomada presencial ocorrerá de forma híbrida para as turmas de ensino do infantil 5, 2º, 5º 9º ano do ensino fundamental. Confira

20:10 | Set. 02, 2021

Por: Marília Serpa
Com aulas híbridas, a carga horária dos profissionais de educação não diminui, mas passa a ser dividida entre o presencial e o remoto (foto: Júlio Caesar)

No município do Crato, as aulas presenciais da rede municipal de ensino estão previstas para retornarem na próxima quarta-feira, 8. Seguindo inicialmente o formato híbrido, os professores irão ministrar as aulas tanto de forma presencial como remota, realizando rodízios quinzenais para receber de 40% a 50% da capacidade das turmas.

O ensino presencial vai funcionar das 7 às 9h30min, quando, após isso, os alunos saem para o momento do lanche e voltam para casa. Nesse período, os professores também se preparam para o turno remoto, que começa a partir das 10 horas, prosseguindo até as 11h30min. Dessa forma, a carga horária dos profissionais de educação não diminui, mas passa a ser dividida entre o modelo presencial e o remoto.

“Não há uma diminuição. Se o professor de Português dá seis aulas por semana, por exemplo, significa que três aulas serão presenciais e as outras três de forma remota”, explicou a titular da Secretaria da Educação do Crato, Germana Brito, em entrevista à Rádio CBN Cariri

.

De acordo com a titular, a retomada presencial vai abranger, inicialmente, turmas de ensino do infantil 5, além do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental. Os rodízios irão funcionar de forma quinzenal, e os professores passam 15 dias com uma turma, com 40% a 50% da capacidade, e os próximos 15 dias com outras turmas de outras séries.

Para alunos sem acesso à internet ou que não possuem equipamentos eletrônicos para acessarem a plataforma de ensino e assistirem às aulas, a Secretaria da Educação do município adotou, desde o início da pandemia, um sistema de cópia das atividades que são passadas e dos materiais utilizados pelos professores.

“Para aquele aluno que não tem acesso à plataforma pela internet, ele recebe isso em casa [...] O aluno faz a atividade e devolve ao professor, que corrige e sana as dúvidas por meio de horário combinado para atendimento”, explica a titular.

Além disso, foi realizada uma avaliação diagnóstica com alunos do 2º, 3º, 5º e 9º ano a fim de avaliar o nível de aprendizagem dos alunos e quais as possíveis dificuldades por conta do atual período de pandemia da Covid-19.

“Para que nesta retomada do presencial, a gente possa recuperar cada aluno para fazer a adaptação do currículo. Ou seja, vamos estar recuperando e ao mesmo tempo avançando”, finaliza Germana.