Ceará deve começar vacinação contra a Covid-19 do público de 12 a 17 anos em setembro

Até segunda-feira, 2, 349.441 pessoas nessa faixa etária estavam cadastradas na plataforma Saúde Digital, obrigatória para organizar a campanha no Estado

12:24 | Ago. 10, 2021

Em Fortaleza, mais de 39 mil adolescentes estão agendados para o primeiro dia da campanha do público em geral neste sábado, 28 (foto: Aurelio Alves)

No Ceará, a vacinação contra a Covid-19 do público de 12 a 17 anos deve começar em setembro, prevê a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Até segunda-feira, 2, 349.441 pessoas nessa faixa etária estavam cadastradas na plataforma Saúde Digital, obrigatória para organizar a campanha no Estado. 

O Ceará tem pelo menos 704.852 cearenses com idades entre 12 e 15 anos, conforme projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em julho, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que adolescentes de 12 a 17 anos seriam incluídos no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19, com priorização das pessoas com comorbidades. 

No País, Rio Branco (AC) e São Luís (MA) já começaram a vacinar adolescentes. Manaus (AM) divulgou que jovens de 12 a 17 poderão ser vacinados a partir desta sexta-feira, 13, começando por aqueles que têm comorbidade. Em São Paulo, a vacinação do público da faixa de 17 e 16 anos começa ainda em 18 de agosto.

Por telefone, a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza explicou que ainda não há previsão para vacinar o público de 12 a 17 anos na Capital, pois o cronograma depende da chegada de novas doses. Fortalezenses nascidos em 1999 já estão sendo agendados na Capital para receber o imunizante nesta semana.

O Ceará busca vacinar a população adulta até o fim de agosto. Como reforço para alcançar a meta, foi formalizada a compra de 3 milhões de doses extras da CoronaVac nesta segunda, 9, com previsão de chegar no próximo dia 25 de agosto, segundo o titular da Sesa, Dr. Cabeto. 

Até o momento, a única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicada em pessoas a partir de 12 anos é a Pfizer. A ampliação foi aprovada após estudos que indicaram a segurança e eficácia da vacina para esse grupo. 

Com informações do G1