Quase metade da população adulta do Ceará ainda não recebeu nenhuma dose da vacina contra Covid

Já o número de vacinados com primeira dose equivale a mais de 55% do total de pessoas com mais de 18 anos no Estado

23:49 | Jul. 30, 2021

Em Fortaleza, o Centro de Eventos é um dos pontos de vacinação contra a Covid-19 (foto: Aurelio Alves)

Seis meses após o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, 43% da população adulta do Ceará ainda não recebeu nenhuma dose dos imunizantes disponíveis contra a doença. Das 6,8 milhões de pessoas com mais de 18 anos no Estado*, cerca de 3,9 milhões foram imunizadas com pelo menos uma aplicação. O número inclui os 3.829.128 cearenses que receberam dose 1 (D1) de AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer e os 147.601 vacinados com o antígeno da Janssen, administrado em dose única. Ainda estão na fila para serem vacinados com a primeira dose um total de 2.921.271 pessoas. Os cálculos levam em conta as informações disponíveis no Vacinômetro, atualizado diariamente pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

O secretário de Saúde Carlos Roberto Martins Cabeto, o Dr. Cabeto, havia prometido em junho vacinar toda a população adulta do Ceará até o fim de agosto. Com registros de irregularidades no envio de vacinas pelo Ministério da Saúde, o cronograma fica cada vez ais difícil de ser cumprido. Levantamento do O POVO feito há 10 dias mostrou que, no ritmo atual da vacinação, o mais provável é que a imunização de toda a população adulta cearense com pelo menos uma dose seja alcançada somente em meados de outubro. 

No quesito imunização completa, com as duas doses da vacina recebidas (ou vacina em dose única), o cenário é ainda mais difícil. Até agora, apenas 1.607.839 cearenses se enquadram nesse grupo de pessoas, ou seja, 23% do número total de adultos do Estado. Resta, então, mais de 5,2 milhões de pessoas a espera de completar o esquema vacinal.

LEIA MAIS | Média móvel de casos e óbitos segue caindo em Fortaleza desde março deste ano

+ Butantan pede autorização à Anvisa para aplicar CoronaVac em crianças

No total, entre D1 e D2, o Ceará aplicou mais de 5,5 milhões de vacinas anti-coronavírus. O número de doses enviadas pelo Ministério da Saúde ao Estado é de pouco mais de 6,5 milhões. Os imunizantes chegam ao Ceará por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI), que distribui as vacinas  CoronaVac/Instituto Butantan, AstraZeneca/Oxford, Pfizer/BioNTech e Janssen/Johnson&Johnson — esta última garante proteção contra a Covid-19 com apenas uma dose, ao contrário dos outros três tipos de antígenos utilizados. 

Confira os números da vacinação no Ceará

Total de doses aplicadas: 5.436.967

Total de D1 aplicadas: 3.829.128

Total de D2 aplicadas: 1.460.288

Total de doses únicas aplicadas: 147.601

*Projeção populacional fornecida ao O POVO pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que estima número de habitantes maiores de 18 anos no Ceará em 6.898.000.