Covid: Centro de Testagem no Aeroporto aumenta amostra de passageiros testados de 5% para 20% 

Ampliação será para voos oriundos do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul

18:23 | Jul. 29, 2021

No Ceará, a variante Delta já foi identificada em passageiros vindos de Recife, de São Paulo e do México, além do Rio de Janeiro (foto: Fábio Lima)

Após identificação de quatro passageiros diagnosticados com a variante Delta no Centro de Testagem de Viajantes do Aeroporto Internacional de Fortaleza, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) anunciou a ampliação das coletas por amostragem de 5% para 20% dos passageiros de voos oriundos dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Além disso, as barreiras sanitárias serão ampliadas para rodoviárias de Fortaleza e do Interior.

A variante, originária da Índia, é mais contagiosa. São três mulheres e um homem, com idades entre 22 e 26 anos, sendo dois moradores de Fortaleza, um de Caucaia e outro de Itapipoca. Todos vieram do Rio de Janeiro, em três voos diferentes, entre os dias 19 e 21 de julho. 

Centro de Testagem foi instalado há pouco mais de duas semanas, com capacidade de realizar mais de 100 testes por dia. Equipamento funciona por meio de protocolo de testagem aleatória de todos os voos que chegarem a Fortaleza. 

Além da variante Delta, outras mutações da cepa do coronavírus foram identificadas nas 17 amostras positivas para a Covid-19 já coletadas no Aeroporto de Fortaleza e analisadas pela Fiocruz, como a Gama, encontrada inicialmente no Brasil, em Manaus.

Em junho de 2021, 224 amostras de casos suspeitos de Covid-19 foram encaminhadas à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará para sequenciamento genômico. Destas, 148 foram confirmadas como P1 (66,1%), variante detectada em Manaus em novembro de 2020; outras 76 amostras (33,9%) são variantes de outras linhagens.

O governador Camilo Santana (PT) comentou sobre a confirmação de casos da variante Delta nas redes sociais. Na postagem, o gestor reitera a importância dos cuidados para evitar a transmissão do vírus. 

Neste momento, eles se encontram em isolamento e monitorados pela Sesa. Informo que as barreiras sanitárias estão sendo reforçadas nas rodoviárias de Fortaleza e interior, além da ampliação de 5% para 20% das coletas por amostragem no Centro de Testagem do Aeroporto. (cont)

— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) July 29, 2021