Quem pode tomar a vacina e quais os documentos necessários: tire dúvidas sobre a nova fase

Acompanhe as orientações do coordenador de Redes de Atenção Primária e Psicossocial sobre os procedimentos que devem ser tomados na fase atual de imunização.

15:27 | Mai. 05, 2021

VACINAÇÃO deve ser feita com Coronavac ou Pfizer (foto: Thaís Mesquita)

Após o anúncio do começo da terceira fase de vacinação na Capital cearense, iniciada nesta quarta-feira, 5, Erlemus Soares, coordenador de Redes de Atenção Primária e Psicossocial, repassou informações e orientações à população sobre os procedimentos tomados na fase atual. O anúncio foi feito nesta manhã, em live transmitida pelas as redes sociais da Prefeitura.

“Estamos avançando para a terceira fase do Plano Nacional de Imunização no município de Fortaleza. Nesse caso, só devem comparecer os pacientes que receberam as mensagens via WhatsApp e conferirem seu nome no portal da Prefeitura”, comenta Erlemus. A aplicação do imunizante para pacientes com comorbidades está sendo exclusivamente no Centro de Eventos de Fortaleza. “Ao longo da semana estaremos avançando para outros locais”, salienta Erlemus. 

Orientações gerais 

QUEM PODE TOMAR A DOSE?

>> Gestantes e puérperas a partir dos 18 anos com algum tipo de comorbidades.
>> Pacientes com síndrome de Down acima de 18 anos.
>> Grupo de pacientes com 55 a 59 anos (com as seguintes comorbidades: cardiopatias, diabetes, obesidade IMC>40, doença neurológica, pneumopatias, doença renal crônica, imunodeficiência e outras)
>> Pacientes com algum tipo de deficiência permanente que receba Benefício de Prestação Continuada (BPC).

SAIBA MAIS 

| Cardíacos, diabéticos e gestantes estão em grupo que começa a ser vacinado em Fortaleza |

| 75 mil fortalezenses com comorbidades devem atualizar cadastro para receber vacina |

QUAIS OS DOCUMENTOS DEVEM SER APRESENTADOS NO DIA DA VACINAÇÃO?

>> Documento original com foto;
>> Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
>> Cartão Nacional de Saúde;
>> Comprovante residencial
>> Atestado de comorbidades (Confirma o modelo);

Segundo as orientações, o paciente deve imprimir o modelo e levá-lo até o seu médico. “Ele [o médico] tem que dizer qual os tipos de comorbidades o paciente tem, assinar e carimbar o termo impresso”, destaca o coordenador justificando que o motivo da impressão do documento é porque o papel deve ficar retido em casos de futuras auditorias.

TIPOS DE PÚBLICOS COM COMORBIDADES

A Prefeitura dividiu em dois grupos os pacientes com comorbidades que devem apresentar seu atestado médico.

>> O primeiro é aquele que já faz acompanhamento na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). “Esse pode ir no posto de saúde e buscar a prescrição ou declaração dizendo qual tipo de comorbidade com seu médico de estratégia da família”, explica.

>> O segundo é o público que nunca fez tratamento na rede pública de saúde. Essas pessoas devem passar por uma consulta eletiva. “Trata-se de um ato discricionário para que o médico conheça esse paciente. O usuário tem que entender que se ele não é acompanhado pela rede pública, ele deve marcar uma consulta para conseguir a declaração de um médico responsável para ter acesso a aplicação do imunizante”, finaliza.

Além disso, município de Fortaleza já aplicou 683.805 doses do imunizante contra a Covid-19. Desse número, 433.068 são da primeira dose (D1) e 255.737 da segunda dose (D2).

CONFIRA A LIVE COMPLETA: