Reabertura começa segunda no Ceará com toque de recolher e lockdown em fim de semana

As atividades poderão funcionar com no máximo 25% de capacidade

11:29 | Abr. 10, 2021

Movimentação na Parangaba, em 9 de abril (foto: FABIO LIMA)

O governador Camilo Santana (PT) e o secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, anunciaram o início da reabertura, com o fim do lockdown no Ceará a partir de segunda-feira, 12 de abril (12/04). Poderão funcionar parcialmente algumas atividades de serviço e comércio. Apesar da flexibilização, o Estado seguirá sob toque de recolher de 20 horas às 5 horas da manhã. Aos fins de semana, o lockdown irá prosseguir.

Haverá escalas de horário. Algumas atividades funcionarão de 10 às 16 horas. Outras irão de 12 às 18 horas.

As atividades poderão funcionar com no máximo 25% de capacidade.

Escolas autorizadas hoje a funcionar, na educação infantil, poderão passar de 25% para 35%.

Igrejas e outras atividades religiosas poderão funcionar com 10% de capacidade.

Algumas atividades seguirão com restrições. O detalhamento sairá em decreto ainda neste sábado. 

Assista à live:

 

Histórico 

Na sexta-feira, 26 de março, o lockdown havia sido prorrogado por mais uma semana, até domingo, 4 de abril,  em decisão tomada na reunião do comitê científico.

O lockdown foi decretado em Fortaleza em 3 de março e entrou em vigor em 5 de março. Seria pelo período de 14 dias, incialmente até 18 de março.

Em 11 de março, o lockdown foi estendido para todos os municípios do Ceará, a partir de 13 de março, indo até o dia 21 em todo o Ceará, inclusive em Fortaleza. Foi a primeira vez que todo o Ceará ficou simultaneamente no chamado isolamento social rígido.

Em 19 de março, o lockdown foi prorrogado até 28 de março. Houve nova prorrogação até 4 de abril, dia em que o governador anunciou que a reabertura poderia começar nesta segunda-feira, 12 de abril.