Nova variante pode ter casos mais graves e afetar eficácia da vacina, diz Cabeto

Secretário da Saúde destaca que a nova onda da Covid-19 no Ceará é diferente da primeira

18:46 | Fev. 08, 2021

Dr. Cabeto, secretário da Saúde do Estado do Ceará (foto: JÚLIO CAESAR)

A nova variante do coronavírus, documentada em Manaus e agora confirmada no Ceará, pode interferir na eficácia da vacina e também significar maior gravidade dos casos, disse em vídeo o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto. Porém, ele ressaltou a incerteza que existe em relação à variante.

"Não sabemos ao certo ainda se faz com que os casos fiquem mais graves, se o perfil dá doença está mudando. Me parece que tem sim influências na apresentação clínica, na população acometida e até interferência da eficácia da vacina como nos vimos como no caso da África do Sul. No entanto, é preciso mais tempo para que a gente possa analisar", afirmou o secretário.

Ele destacou a presença de mutações como uma das mudança da nova fase da pandemia no Ceará. "Algumas coisas são particularmente diferentes", disse o secretário.

Ele reforçou o apelo para que as pessoas mantenham o isolamento e as medidas de cuidado contra a Covid-19.

A presença da variante do coronavírus documentada em Manaus foi confirmada em três pacientes pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). As análises foram realizadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

LEIA TAMBÉM |

Entenda o processo de mutação do coronavírus e saiba as diferenças entre variante, cepa e linhagem

"Nós estamos servindo de laboratório para o vírus"

Outros 90 casos suspeitos estão em análise pela Secretaria da Saúde e a Fiocruz, 68,8% em viajantes e 31,2% em residentes no Ceará.

LEIA TAMBÉM | Ceará tem vírus mutante desde julho, dizem pesquisadores da UFC

Presença era esperada

A possibilidade de presença da variante já era cogitada pelas autoridades cearenses há alguns dias. Em 30 de janeiro, O POVO antecipou que profissionais de saúde e gestores de hospitais públicos e particulares apontavam mudanças no perfil de novos pacientes e maior gravidade dos casos como indício.

Na última quinta-feira, O POVO mostrou que 61 pacientes com suspeita eram monitorados no Estado.

Leia também |

Por que a variante mutante de coronavírus do Amazonas intriga cientistas

Colaborou Ana Rute Ramires