Covid-19: 35% dos pacientes internados na Unimed têm menos de 50 anos

A nova variante do coronavírus — que já circula em alguns estados do Brasil — pode acometer pessoas mais jovens. A possibilidade é acompanhada pela Sesa, que se prepara para fazer novas ampliações de leitos de UTI

21:41 | Fev. 03, 2021

O Hospital Regional da Unimed, no bairro São João do Tauape, em Fortaleza, tem 57 leitos disponíveis de UTI. (foto: FCO FONTENELE)

34,7% dos pacientes que estão internados na rede Unimed Fortaleza com Covid-19 têm menos de 50 anos, de acordo com o presidente da cooperativa, o médico Elias Leite, por meio de boletim em seu perfil no Instagram. Ele alerta que os hospitais da empresa têm registrado casos graves da doença em todas as faixas etárias, especialmente entre 20 e 50 anos.

Entre as 12 horas desta terça-feira e o mesmo horário desta quarta-feira, a Unimed registrou oito internações por Covid-19, sendo cinco delas de pessoas com menos de 50 anos. “Pacientes jovens estão sendo acometidos por essa forma da doença, não dá para dizer que por ser mais novo não vai se contaminar”, avisa o médico. Em relação a essa terça-feira, o número de pacientes internados nos hospitais da cooperativa nesta quarta passou de 239 para 249. Nas UTIs, o número subiu de 86 para 89 no mesmo período.

Leia também | Unimed Fortaleza atende segundo maior número de casos suspeitos de Covid-19 desde maio de 2020

Unimed Fortaleza suspende novas cirurgias devido a aumento de pacientes com suspeita de Covid-19

O maior número de contaminados de uma faixa etária mais jovem pode estar relacionado à mudança de perfil epidemiológico da nova variante do vírus, conforme explica o secretário da Saúde do Estado do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto.

Em entrevista nesta terça-feira, ele disse que o número crescente de crianças internadas em hospitais do Estado é acompanhado pela pasta para saber se a mudança é realmente originada pela nova cepa. Uma possibilidade, também considerada pelo secretário, é que o aumento seja decorrente da proximidade com a quadra chuvosa, quando tradicionalmente é observada a ampliação da demanda infantil.

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), uma das referências para atendimento à saúde infantil do Estado, está com 90% de ocupação dos leitos destinados à Covid-19, de acordo com dados desta noite do IntegraSUS, ferramenta da Secretária de Saúde do Estado do Ceará (Sesa). Em relação às enfermarias, a unidade registra ocupação de 83%. No total, considerando as esferas pública e privada, o Ceará tem 84% de seus leitos de UTI ocupados.

A Sesa já se prepara para fazer uma ampliação do número de leitos de UTI. Até março, o número deve dobrar em Fortaleza, chegando a cerca de 700 equipamentos destinados para pacientes com Covid-19. Esse incremento seguirá monitoramento dos dados da pandemia e pode ser antecipado, caso seja necessário. No Estado, cada hospital regional está ampliando de 30% a 100% dos leitos, como no Sertão Central, cujo número de leitos de UTI é menor em relação a outras regiões.