Pazuello autoriza abertura de 72 vagas do Mais Médicos em Manaus

A capital passa por uma crise sanitária após agravamento de casos de coronavírus. A portaria foi publicada nesta terça, 19, no Diário Oficial da União. Confira

13:02 | Jan. 19, 2021

PAZUELLO foi flagrado em encontro com ministro Onyx Lorenzoni (foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, autorizou a abertura de 72 vagas para o programa Mais Médicos na cidade de Manaus, Amazonas. A capital passa por grave crise após aumento de casos de Covid-19. Nos hospitais públicos e privados de Manaus há carência de insumos para atendimento aos pacientes infectados pelo novo coronavírus, sejam graves ou moderados, tendo o Ministério Público do Amazonas anunciado o início do colapso do sistema de saúde na região.

A portaria foi publicada nesta terça, 19, no Diário Oficial da União. A medida foi tomada “em razão da situação de emergência ocasionada pela pandemia do novo coronavírus” e é válida por 1 ano, prorrogável pelo mesmo período. Os profissionais selecionados serão alocados em Manaus e continuarão a desempenhar suas atividades no âmbito do Mais Médicos até o prazo final do termo de adesão e compromisso.

LEIA MAIS | Pazuello diz que fez tudo por Manaus e reclama da imprensa

LEIA MAIS | 217 cilindros de oxigênio doados por Whindersson Nunes e influenciadores chegam a Manaus

Confira a íntegra da portaria:

PORTARIA GM/MS Nº 79, DE 18 DE JANEIRO DE 2021:

Dispõe acerca da ampliação emergencial e temporária, pelo período improrrogável de 1 (um) ano, do número de vagas para profissionais médicos, no âmbito do Projeto Mais Médicos para o Brasil, para o Município de Manaus/AM, em razão da situação de emergência ocasionada pela pandemia novo Coronavírus (Covid-19).

Art. 1º Fica autorizada a ampliação emergencial e temporária, pelo período improrrogável de 1 (um) ano, de 72 (setenta e duas) vagas para profissionais médicos, no âmbito do Projeto Mais Médicos para o Brasil, para o Município de Manaus/AM.

Art. 2º O provimento das vagas de que trata o art. 1º será realizado via edital de chamamento público de médicos. Parágrafo único. Os profissionais que lograrem êxito no chamamento público serão alocados no Município de Manaus/AM e continuarão a desempenhar suas atividades no âmbito do Projeto até o prazo final do termo de adesão e compromisso.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

EDUARDO PAZUELLO