Anvisa autoriza testes de mais uma vacina contra Covid-19 no Brasil

Está prevista a participação de 7 mil pessoas, com idade mínima de 18 anos, em sete estados brasileiros

11:46 | Ago. 18, 2020

A vacina de Oxford, como ficou conhecida, é a principal aposta do governo brasileiro diante da pandemia da Covid-19 (foto: Governo do Estado de São Paulo / AFP)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta terça-feira, 28, testes da fase 3 de mais uma vacina contra a Covid-19 no Brasil, a chamada Ad26.COV2.S. A vacina está sendo desenvolvida pela Janssen Pharmaceuticals, do grupo Johnson & Johnson. Esta é a quarta vacina a obter autorização de testes no País. As informações são do portal G1.

Ainda não há informação da data de início dos testes, que depende de aprovação no Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), órgão do Ministério da Saúde responsável pela avaliação ética de pesquisas clínicas, e da organização dos pesquisadores para recrutamento dos voluntários.

LEIA TAMBÉM | Relembre como estava a pandemia no Ceará e no Brasil no início do decreto de isolamento social; o que mudou?

Mais informações

Está prevista a participação de 7 mil pessoas, com idade mínima de 18 anos, em sete estados: Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Os participantes deverão receber uma dose única da vacina ou um placebo (substância inativa), para servir de grupo controle. A determinação de quem recebe a vacina ou o placebo será feita de forma aleatória (randomizada), e nem os voluntários, nem os pesquisadores saberão quais pessoas receberam qual substância (esse tipo de estudo é chamado de "duplo-cego").

LEIA TAMBÉM | Vacina contra coronavírus feita em Oxford pode ser liberada para uso emergencial ainda neste ano