40 novos leitos de UTI são instalados no Cariri em nova etapa de expansão para o interior

O Hospital Regional do Cariri tem sido uma referência para a região e somará 136 UTIs exclusivas para tratamento de Covid após instalação

11:16 | Jul. 07, 2020

Chegada e montagem de equipamentos para combate à pandemia do coronavírus na região sul do Estado. (foto: Nivia Uchoa/Divulgação/Governo do Ceará)

Quarenta novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) estão sendo instalados nesta terça-feira, 7, no Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte. A informação foi divulgada pelo governador Camilo Santana (PT), em suas redes sociais.

40 novos leitos de UTI estão sendo instalados no Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, montados com os novos respiradores adquiridos pelo Estado. Outros 10 leitos ainda serão instalados na unidade, chegando a 136 UTIs exclusivas para tratamento de Covid no HRC pic.twitter.com/G3GnZpuacD

— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) July 7, 2020

“Não temos medido esforços para reforçar as unidades de saúde no interior do estado, sobretudo nos municípios que têm apresentado aumento do número de casos de coronavírus. Nossa prioridade absoluta é salvar vidas”, disse o chefe do Executivo estadual.

Santana ainda afirmou que mais 10 leitos serão instalados no HRC, que chegará a 136 leitos de UTIs exclusivos para tratamento de Covid. Os equipamentos fazem parte da distribuição de 109 ventiladores pulmonares na região do Cariri. De acordo com o Governo, o modelo dos equipamentos é um dos “mais modernos e robustos do mundo”. Para combate da pandemia, 700 respiradores foram adquiridos da empresa chinesa Meheco. Desses, 500 já chegaram no Estado.

Leia Também | Governo do Ceará e empresa divergem sobre autorização para entrada de respiradores no Brasil

Referência para o Cariri, que enfrenta aumento no número de casos da doença, o HRC contratou temporariamente cerca de 140 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas. A equipe passou por tratamentos que incluem higienização e a paramentação e desparamentação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A diretora-geral do HRC, Demostênia Coelho, falou, em nota, sobre o empenho que a unidade tem realizado para combater a pandemia. “Nossa corrida contra o tempo tem como principal propósito ter o máximo de leitos prontos para prestar a assistência devida à população”, destacou.

De acordo com a última atualização na manhã desta terça-feira, 7, do IntegraSUS, ferramenta da Secretaria De Saúde do Ceará (Sesa), 325 mortes e 10.114 casos foram confirmados na região do Cariri. Os municípios seguem em isolamento rígido após subida dos casos, identificada pela pasta estadual.