Lockdown em Fortaleza: Capital já registra 2.633 ocorrências e mais de 100 mil veículos abordados em blitze

Balanço compreende período que vai desde a quinta-feira, 7, até as 8 horas desta segunda-feira, 25

15:12 | Mai. 25, 2020

Blitz educativa da PM na Av. Pessoa Anta, em frente ao Centro Cultural Dragão do Mar, durante o decreto de Lockdown (foto: FABIO LIMA)

Desde o início das normas mais rígidas do decreto de isolamento em Fortaleza, 2.633 ocorrências de descumprimento das medidas já foram registradas. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), além de atender denúncias, as equipes de fiscalização abordaram, desde a vigência do documento, 169.383 veículos em blitze fixas e móveis. Balanço compreende período que vai desde a quinta-feira, 7, até as 8 horas desta segunda-feira, 25.

Segundo relatório, das ocorrências registradas foram 1.766 por aglomeração de pessoas, 702 referentes a comércios abertos e 165 por descumprimento de proteção individual. Nos pontos de acesso da Cidade, equipes como as da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) atuam orientando a população quanto ao cumprimento das medidas sanitárias e fiscalizando documentações, para garantir que o deslocamento dos populares ocorra apenas se for obrigatório.

Nesse domingo, 24, O POVO foi às ruas e observou uma movimentação intensa de veículos nas blitzes localizadas na avenida Rui Barbosa e na Praia do Futuro. Na Praia de Iracema, um dos pontos turísticos do Município, pessoas circulavam sem máscara e promoviam aglomerações.

De acordo com anúncio realizado pelo governador do Estado, Camilo Santana, uma flexibilização do decreto está prevista para acontecer a partir de junho, de” forma cuidadosa e gradual”, a depender do comportamento dos números e da consolidação da tendência de estabilidade de casos.