Mortos por coronavírus nos EUA podem ter passado de mil por dia

Bancos de dados divergem sobre número exato, mas contagem segue em aumento exponencial

23:37 | Abr. 01, 2020

WASHINGTON, DC - 31 DE MARÇO: Uma mulher corre ao longo o lago National Mall quase vazio em Washington, DC. Para impedir a disseminação do COVID-19, Virginia, Maryland e o Distrito de Columbia anunciaram pedidos de permanência em casa esta semana, devido ao coronavirus (foto: Drew Angerer / AFP)

O número de mortos em decorrência da covid-19 nos Estados Unidos pode ter passado de mil nas últimas 24 horas, segundo o site Worldometers. A página especializada em estatísticas vem coletando informações para elaborar tabelas em tempo real da quantidade de contaminações e mortes em diversos países.

Outras fontes de informação, porém, contam um número menor: segundo a agência de notícias France-Presse (AFP), o número chegou a 884, pelo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Em ambas as contagens, porém, o total já passa de 4 mil mortos, e a quantidade das últimas 24 horas teria sido a maior já registrada no país.

As mortes diárias nos EUA já ultrapassam as de Itália e Espanha, considerados os países com situação mais grave em relação à doença. No número total de casos, com mais de 213 mil confirmações, os Estados Unidos já são o país com mais pessoas infectadas — com margem grande. Na última sexta-feira, 27, já haviam mais contaminações nos EUA que na China. Itália e Espanha também já superaram a quantidade de casos do país asiático, primeiro epicentro do novo coronavírus.

Mundialmente, o total de contaminações está chegando a 1 milhão de pessoas. É possível comparar a evolução dos casos entre diferentes países utilizando o infográfico feito por O POVO.