Participamos do

Coronavírus na Europa: Itália prorroga confinamento e Espanha proíbe funerais

Países são os mais afetados pela covid-19 no Continente; Itália possui maior taxa de mortalidade pela doença no mundo
19:10 | Mar. 30, 2020
Autor AFP
Tipo Notícia

A Itália, o país com mais mortes no mundo pela pandemia do novo coronavírus, decidiu nesta segunda-feira, 30, manter o confinamento até o próximo 12 de abril, apesar dos sinais de melhora com a diminuição do número de infectados.

As medidas de confinamento para os 60 milhões de italianos que estavam vigentes até a última sexta-feira, 27, foram prolongadas até o domingo de Páscoa, no dia 12 de abril, anunciou o ministro da Saúde, Roberto Speranza.

A decisão foi tomada pelo comitê científico que assessora o governo, informou o ministro. "As medidas estão dando resultados", reconheceu Silvio Brusaferro, diretor do Instituto Superior da Saúde (ISS). "Devemos respeitar as diretrizes do governo e prestar muita atenção ao isolamento dos positivos e dos seus familiares", insistiu.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A Itália soma 11.591 mortes por coronavírus, com 101.739 casos confirmados, segundo dados do universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos.

Espanha proíbe cerimônias fúnebres

A Espanha proibiu nesta segunda-feira, 30, as cerimônias fúnebres e limitou a três os assistentes permitidos nos enterros com a finalidade de conter a propagação do novo coronavírus no segundo país com maior número de vítimas no mundo pela pandemia.

"Será adiada a celebração de cultos religiosos ou cerimônias fúnebres civis até a finalização do estado de alarme", que permitiu ao governo decretar o confinamento de sua população até pelo menos 11 de abril, informou um decreto publicado nesta segunda no Boletim Oficial do Estado (BOE). Os velórios também estão proibidos e os enterros ou cremações serão permitidos com um máximo de três assistentes, que "deverão respeitar entre si a distância de um a dois metros", diz o texto.

O país é o segundo do mundo com mais vítimas fatais, depois da Itália. No último balanço divulgado nesta segunda, a covid-19 tinha matado 7.340 pessoas. 

A Espanha segue os passos da Itália, outro país com forte tradição católica, onde as vítimas da pandemia não têm direito a um funeral adequado, proibidos assim como as demais reuniões. Com um dos confinamentos mais estritos em vigor na Europa, o governo espanhol reforçou ainda mais as medidas nesta segunda-feira, paralisando todas as atividades econômicas "não essenciais", como há tinha decretado Roma há uma semana.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar