PUBLICIDADE

Mauro Filho avisa: haverá "aperto grande"

01:30 | 24/05/2019

O já anfitrião secretário Mauro Filho (Planejamento e Gestão) terá a presença da secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, em evento na tarde de segunda na Seplag. Não será apenas um encontro simbólico. Será executivo. Serão anunciadas medidas. E duras. Vão incluir arrocho nas contas e na gestão do Estado. "Será um aperto grande", resumiu Mauro à Coluna. O garrote mais espremido será em pessoal e também em custeio. O simples prenúncio de aperto já assusta os demais secretários, já um tanto atados pela conjuntura econômica.

O evento no qual estarão Mauro e Fernanda será o lançamento do observatório do Federalismo Brasileiro. O produto é da lavra da Secretaria do Planejamento e Gestão, do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP-CE) A apresentação do Observatório será feita pelo secretário Executivo da Seplag, Flávio Ataliba.

Ataliba falará dos impactos da Reforma da Previdência no Estado, primeiro produto gerado pela equipe do Observatório. A pauta do evento terá ainda palestra do pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas, Manoel Pires, sobre "A crise fiscal dos estados brasileiros. Quais as alternativas para superação?". Mauro Filho e Fernanda vão debater. O Observatório terá pelo menos 20 especialistas entre técnicos do Governo e de universidades.

 

Unimed Fortaleza com saúde jurídica

O Prêmio de Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos, organizado pela Intelijur e pela FDJUR Fórum de Departamentos Jurídicos, escolhe os melhores projetos desenvolvidos pelos jurídicos de empresas em todo o Brasil. Neste ano, 60 empresas inscreveram seus trabalhos. E a Unimed Fortaleza está entre as dez finalistas, ao lado de empresas como TIM, Volvo, Oi e Mercado Livre. O projeto envolveu diversas áreas e foi liderado pela gerente da área Jurídica Gerusa Nunes e pelo superintendente de Planejamento e Gestão Joaquim Perúcio.

Cearense está mais segurado

A seguradora multinacional Mongeral Aegon declara aumento de 27% na contratação de planos de seguro de vida no Ceará, apenas no primeiro trimestre, versus janeiro a março de 2018. O diretor da Planos Corretora, Jozivan Oliveira, confirma: "A venda de seguros de vida, ou de pessoas como preferimos chamar, pela primeira vez ultrapassou a venda do seguro de carros num determinado período". Salve!

1 km ou 5 km, depende se tem prédio

Severino Ramalho Neto, o homem do Mercadinhos São Luiz, explica como funciona o raio de cobertura de uma loja. Ele trabalha nas áreas verticalizadas com um raio de 1km. Nas demais, até 5 km. Noutros termos, ainda cabe muita loja na Cidade.

Romildo vai vender o peixe do BNB

O presidente do Banco do Nordeste e candidato a permanecer no cargo, Romildo Rolim, participa hoje da 25ª reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, na qual estará o presidente Jair Bolsonaro (PSL). A Sudene vive era de baixa, o BNB não. O operador exclusivo do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) é o principal braço federal na região. No evento, Romildo terá a oportunidade de vender o peixe para Bolsonaro. Vai apresentar o Relatório de Resultados e Impactos do Fundo.

Emília Buarque e Maria Silvia Bastos
Emília Buarque e Maria Silvia Bastos

Maria Sílvia: almoço, palestra e livro no Lide

A presidente do Goldman Sachs no Brasil, Maria Silvia Bastos Marques (direita), é a próxima convidada do Lide Ceará. Em almoço-debate, dia 30 (quinta-feira) fala sobre o "Cenário Brasil x Cenário Mundial - Perspectivas para o Crescimento". No Gran Marquise, para filiados e convidados. Ela lança o livro "Vontade Inabalável - os erros e acertos de uma executiva pioneira". A anfitrião é a presidente do Lide Ceará, Emília Buarque.

.
.

EY Brasil leva Galindo a Mônaco

Na próxima semana, os principais executivos da EY Brasil (outrora Ernst&Young) - Sérgio Romani (CEO América do Sul), Luiz Sérgio Vieira (CEO Brasil) e Andre Viola Ferreira (líder de Real Estate) - embarcam para Monte Carlo, no Principado de Mônaco. De 5 a 9 de junho acontece o World Entrepreneur Of the Year, com 57 empreendedores de diferentes países. A EY Brasil leva Rodrigo Galindo (foto), da Kroton, como o indicado do País para disputar o prêmio da EY. Galindo, a propósito, tem negócios no Ceará. A Kroton comprou no Ceará a Faculdade Pitágoras. Opera no estado em quatro municípios: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral e Aracati. Na Capital, no Centro e no Benfica. Está há mais de 50 anos de mercado no Ensino Básico e há mais de 15 no Ensino Superior. E Galindo é sócio na rede de clínicas SIM.

Jocélio leal