PUBLICIDADE

Projeto quer barrar festival de títulos de cidadania

00:00 | 18/06/2019

Um projeto de lei de autoria do deputado Heitor Férrer (SD) quer acabar com o festival de entrega de títulos de cidadania que vem marcando a atuação dos senhores parlamentares e causando, inclusive, verdadeira briga ideológica. Ele deu entrada num projeto que endurece critérios para a concessão da honraria. Entre exigências: o autor da proposta terá que expor quais os relevantes serviços prestados ao Estado pelo homenageado; cada deputado terá direito a apresentar um título por legislatura; o número de títulos fica limitado a 12 por ano. Para Heitor Férrer, é hora de barrar "o uso de títulos de cidadania por caráter ideológico, o que vem desestabilizando a relação entre os pares, ou aquele dado só para agradar". Ele lamenta pelejas envolvendo títulos para Damares Alves, João Pedro Stédile e até Bolsonaro. A matéria já entrou em tramitação.

 

NOVO CHECK-IN

A Fraport deve entregar a expansão do check-in - atendimento aos passageiros pelas empresas aéreas, do Aeroporto Internacional Pinto Martins, no próximo dia 25. Aos poucos, o novo terminal com ares de primeiro mundo.

Hospital Albert Sabin
Hospital Albert Sabin

PELA CRIANÇA

Saiu portaria do Ministério da Saúde reabilitando o Hospital Infantil Albert Sabin como "Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia, exclusivo de oncologia pediátrica. Que venham investimentos e verbas.

EPA!

O Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio), que fica no bairro Álvaro Weyne, conta com quatro máquinas de radioterapia mas, vez em quando, uma dá problema. O local é referência e, por conta disso, anda sobrecarregado.

VERBA INTERNA

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, informa: a arrecadação do ICMS de junho foi boa, mas há uma preocupação: virá queda do Fundo de Participação dos Estados (FPE) neste mês, da ordem de 9%".

ORDEM DO DIA

O secretário nacional da Segurança Pública, general Guilherme Theópilo, procurado pela Coluna para comentar fatos envolvendo seu chefe, Sergio Moro, e queda do general Santa Cruz, preferiu bater em retirada e evitar comentários.

PELA DIREITA

A CNI se reúne hoje, em Brasília, para avaliar a saída de Joaquim Levy do comando do BNDES. O presidente da Fiec, Beto Studart, que ali estará, diz: "Levy é grande técnico, mas a esquerda não pode ter vez nesse governo".

VERBA EXTERNA

Fernanda Pacobahyba, aliás, está em Brasília, em contato na Secretaria do Tesouro Nacional. Vê lastro do Ceará para obter mais empréstimos externos. Há dois na mira: um para segurança hídrica e outro da área social.

DOCE ESPERA

A Câmara Municipal fechou estudo na área de pessoal e lotação de cargos da Casa. Com isso, deve lançar edital de concurso público agora em julho, com certame podendo ocorrer ainda neste ano, promete o presidente Antonio Henrique.

PELO CORREIO

O prefeito Edson Sá, de Aquiraz, por meio de assessores, esclarece: os R$ 245.307,31, que constam em placa da obra de um posto dos Correios no Porto das Dunas, correspondem ao valor de 5 unidades. Pena que placa não discrimine.

MAR PRA PEIXE

A Fundação Demócrito Rocha e o Grupo O POVO promovem hoje, das 8 às 18 horas, na Fiec, o Fórum Economia do Mar. Em debate, o potencial econômico do litoral cearense em vários aspectos.

Sobe

São João, com muitas festas espalhadas por este Ceará. Tempo de alegria, geração de empregos e agito no comércio.

Desce

Quadrilhas juninas que, com seus trajes, adereços, jogo de luz e fumaça de gelo viraram um espetáculo nada matuto.

 

Horizontais_

O TRE entrega hoje, às 10h30min, mais um posto de atendimento ao eleitor. No Centro de Cidadania e Direitos Humanos do Conjunto Ceará. /// Na esquina da José Jathay com Bezerra de Menezes (Otávio Bonfim), reapareceu enorme cratera. /// A avenida José Bastos está com a sinalização horizontal apagada. /// A Igreja do Cristo Rei (Aldeota) confecciona belo tapete que ornará o templo no Corpus Christi. /// Só lembrando: "Na quadrilha junina do Bolsonaro, depois do Levy e do Santa Cruz, tem mais gente pra pular a fogueira?" 

ELIOMAR DE LIMA