Palmeiras emite comunicado em defesa do gramado do Allianz, após manifesto
Jogadores do Brasileirão se posicionaram contra a grama sintética no Brasil. Verdão diz que problema não será resolvido com críticas rasas
O Palmeiras emitiu uma nota oficial, na tarde desta terça-feira (18/02), posicionando-se sobre as manifestações de vários jogadores do Brasil contra o gramado sintético. O Verdão utiliza campo artificial no Allianz Parque desde 2020 e defendeu as instalações e a condição da grama do local em comunicado.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No comunicado, o Alviverde também cita estudo publicado na revista inglesa The Lancet Discovery Science, que aponta que “a incidência de contusões em jogos de futebol disputados em gramados artificiais é inferior à de lesões em campos naturais”. Além disso, o Palmeiras fala que é o clube da Série A com menor número de lesões nos últimos cinco anos.
Por fim, o Palmeiras disse respeitar a opinião de todos os jogadores e admitiu que o debate sobre o assunto precisa acontecer urgentemente. Contudo, o Verdão diz que não vai aceitar críticas rasas e sem comprovação científica.
Vários jogadores do futebol brasileiro se uniram nesta terça-feira (18/02), pedindo o fim do gramado sintético no Brasil. Entre os atletas envolvidos estão Neymar, Thiago Silva, Gabigol, Lucas Moura, Philippe Coutinho, Bruno Henrique, Alan Patrick, entre outros.
Leia a nota emitida pelo Palmeiras
Diante da publicação realizada conjuntamente por alguns jogadores contra a utilização de gramados artificiais no futebol brasileiro, a Sociedade Esportiva Palmeiras esclarece que:
– O campo sintético do Allianz Parque é certificado pela Fifa, que realiza inspeções anuais desde a sua implementação, em 2020, a fim de aferir que o piso siga os mesmos parâmetros de um campo de grama natural em perfeito estado;
– Não há qualquer comprovação científica de que o risco de lesão em campos artificiais seja maior do que em campos naturais. Pelo contrário: recente estudo publicado pela revista “The Lancet Discovery Science” aponta que a incidência de contusões em jogos de futebol disputados em gramados artificiais é inferior à de lesões em campos naturais;
– Diferentes levantamentos realizados por veículos de imprensa mostram que o Palmeiras, ao longo dos últimos cinco anos, é o clube da Série A do Campeonato Brasileiro com menor número de lesões;
– O clube respeita a opinião dos atletas que manifestaram preferência por campos de grama natural. Além disso, considera urgente o debate sobre a qualidade dos gramados do futebol brasileiro. Este problema, contudo, não será solucionado com críticas rasas e sem base científica.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.