Atriz de Valor Sentimental, Renate Reinsve diz: 'O humor sempre abre o coração das pessoas'

Indicado ao Globo de Ouro 2026 de Melhor Atriz em Drama, a atriz norueguesa conversa com O POVO sobre atravessar humor e tragédia em novo filme "Valor Sentimental".

15:32 | Dez. 29, 2025

Por: Arthur Gadelha
Valor Sentimental de Joachim Trier é um dos principais concorrentes de O Agente Secreto no Globo de Ouro 2026 (foto: Divulgação/Neon)

Em 2021, quando venceu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes, o mundo foi aos poucos descobrindo Renate Reinsve. Em “A Pior Pessoa do Mundo”, indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional e Melhor Roteiro Original, ela vive uma jovem que enfrenta crises emocionais diante dos 30 anos, interpretando essa confusão com um tom de humor bastante raro.

Agora indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama, mesma categoria que Fernanda Torres venceu em 2025, Renate tem uma presença hipnotizante em “Valor Sentimental", filme de Joachim Trier que concorre diretamente com O Agente Secreto nas premiações americanas.

"Eu trabalhei muitos anos no teatro e sempre fiz muita comédia”, a atriz responde rindo em entrevista ao O POVO. "Acho que isso era necessário para essa personagem porque ela é muito raivosa e deprimida". Em Oslo para passar o fim de ano em casa, Renate conta como tem percebido que a ficção da sua personagem ecoa nas pessoas.

"O humor sempre abre o coração e permite acessar camadas mais profundas. Já conversei com pessoas que viveram experiências familiares parecidas e que acharam o filme difícil de assistir, mas ao mesmo tempo muito reconfortante, justamente porque a história é contada com cuidado, autenticidade, humor e calor humano”. Leia a entrevista completa:

Leia Também | Anitta diz que 'O Agente Secreto' é '500 vezes melhor' do que imaginava

O POVO - Mesmo diante da tensão que há ao redor da aproximação entre pai e filha, sua personagem em "Valor Sentimental" também carrega um tom de humor. Como você mediu esse tom durante o filme?

Renate Reinsve - Eu trabalhei muitos anos no teatro e sempre fiz muita comédia, algo que eu amo interpretar, assim como a leveza que ela traz. Acho que isso era especialmente necessário para essa personagem, porque ela é muito raivosa e muito deprimida. Era importante que houvesse algo de humor nela: a forma como ela entra em pânico, ou como fica tão furiosa com o pai que, às vezes, isso chega a ser quase excessivo. O humor sempre abre o coração das pessoas e permite acessar camadas mais profundas. Ao lidar com esse tema, a leveza se torna necessária, porque é muita coisa para assimilar. Já conversei com pessoas que viveram experiências familiares parecidas e que acharam o filme difícil de assistir, mas ao mesmo tempo muito reconfortante, justamente porque a história é contada com cuidado, autenticidade, humor e calor humano. Isso tudo é fundamental.

O POV - Você tem trabalhado com Joachim Trier. O que você descobriu neste filme, trabalhando com o Joachim e criando sua personagem, que você não tinha experienciado ainda nos filmes anteriores com ele?

Renate Reinsve - A maior diferença veio do fato de a Julie ser uma personagem completamente diferente. Ela é aberta, selvagem, livre; é melancólica, está tentando se entender, mas se encontra em um lugar totalmente distinto. Isso afetou muito a mim e ao Joachim. Em “A Pior Pessoa do Mundo”, estávamos sempre naquele estado de uma longa noite de verão em Oslo, filmando durante aquele período. Já “Valor Sentimental” foi mais condensado, passado dentro de uma casa, com uma história familiar em que toda a pressão se acumula entre os personagens. Minha personagem aqui é muito raivosa e muito deprimida. Sentimos profundamente a diferença entre contar essas duas histórias e tivemos que nos comunicar de uma forma totalmente diferente. Entrar nesse material foi muito mais difícil e pesado do que o processo em “A Pior Pessoa do Mundo”, que acompanhava uma personagem perdida, mas cheia de amor e esperança. Aqui também há esperança no final, mas demorou um pouco para chegar até ela. Passar por tudo isso aprofundou muito a nossa colaboração. Atravessar esse processo e sair do outro lado bem foi, para nós, uma experiência muito forte.

Leia no O POVO+ | Confira crítica do filme "Valor Sentimental", indicado em oito categorias do Globo de Ouro

O POVO - Na categoria de Melhor Atriz de Drama do Globo de Ouro 2026, você está ao lado de nomes fortes da indústria de Hollywood, como Julia Roberts e Jennifer Lawrence, mas você é a única com uma atuação em língua não-inglesa. Como é para você fazer parte disso?

Renate Reinsve - Eu nem sei como colocar isso em palavras, porque nunca imaginei que algo assim fosse minimamente possível para mim. É chocante, de certa forma, porque eu admiro muito essas mulheres. Estar ao lado delas, sendo indicada junto com pessoas assim, é algo enorme para mim. Tive um ótimo Natal na Noruega. O mês de dezembro inteiro é praticamente Natal por lá, como é muito escuro, a gente celebra todos os dias. Mas este ano foi ainda mais alegre.