Dia Nacional do Samba leva shows gratuitos ao Centro de Fortaleza

Programação cultural em alusão ao Dia Nacional do Samba começa em equipamentos de Fortaleza já neste mês

16:40 | Nov. 25, 2025

Por: Julia Vasconcelos/ Especial para O POVO
Grupo Essas Mulheres faz show na programação de domingo, 30, no Theatro José de Alencar (foto: Divulgação/Shelka Nappi)

No dia 2 de dezembro, o calendário oficial do Brasil marca o Dia Nacional do Samba. Em alusão à data, equipamentos culturais de Fortaleza realizam programação com apresentações musicais, cortejo e feiras no domingo, 30, a partir das 11 horas.

Instagram | Confira noticias, críticas e outros conteúdos no @vidaearteopovo

O Circuito do Samba, como foi batizada a programação gratuita, ocorre entre a Estação das Artes, o Mercado AlimentaCE e o Theatro José de Alencar (TJA).

O bloco A Turma do Mamão é a primeira atração. A apresentação tem início na Praça do Muriçoca, no bairro Moura Brasil, e conduz o público ao Mercado Alimenta CE, na Estação das Artes. A partir das 12h45min, Dipas faz o show “Onde tudo começou" na Gare da Estação.

Além das músicas autorais, o cantor de samba e pagode apresenta no repertório grandes nomes do samba, como Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Arlindo Cruz e Fundo de Quintal.

A partir das 10 horas, a Feira Agroecológica Delícias da Rajada, com produtos do Quilombo Serra da Rajada, de Caucaia, estará disponível no espaço.

A partir das 15 horas, o bloco A Turma do Mamão faz o segundo cortejo do dia, partindo da Estação das Artes para o TJA, pela rua 24 de Maio. No teatro, entre 16 e 20 horas, o grupo Essas Mulheres e o projeto Samba de Pai pra Filha, de Marcelo 21 e Julinha 21, assumem o espetáculo.

Durante a programação no Theatro José de Alencar, ocorrem a Feira de Cervejas Artesanais, com rótulos locais, como Brewstone, DonkeyHead, Sr. Brauhaus e Turatti, e a Feira Afrogastronômica.

Esta traz os expositores Ajeum de Oyá, Karine Brito Doceria, À Moda da Chef, Coletivo Ayoká, Benzito e a doceria Sereia e Pescado.

Programação Dia do Samba

  • 11 horas - Cortejo do Bloco do Mamão, do Moura Brasil à Estação das Artes
  • 12h15min- Show "Onde tudo começou", do Dipas, na Estação das Artes
  • 15 horas - Cortejo do Bloco do Mamão, da Estação das Artes ao Theatro José de Alencar
  • 16 horas - Show do grupo Essas Mulheres no TJA
  • 18 horas - Show Samba de Pai pra Filha, com Marcelo 21 e Julinha 21 no TJA

 

  • Quando: domingo, 30
  • Locais: Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540 - Centro) e Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 - Centro)
  • Gratuita