Atores cearenses de 'O Agente Secreto' devem receber Medalha Lauro Maia

Os atores cearenses Geane Albuquerque e Robério Diógenes serão homenageados pelos serviços prestados à cultura do Estado

12:24 | Fev. 11, 2026

Por: Julia Vasconcelos/ Especial para O POVO
FORTALEZA, CE, BRASIL, 15-10-2025: Os atores cearenses Geane Albuquerque e Robério Diógenes serão homenageados pelos serviços prestados à cultura (Foto:Aurelio Alves / Jornal O POVO) (foto: AURÉLIO ALVES)

Enquanto "O Agente Secreto" está na corrida pelo Oscar em Hollywood, aqui no Ceará, os atores Geane Albuquerque e Robério Diógenes devem receber uma honraria da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) como reconhecimento pelos serviços prestados à cultura cearense.

LEIA TAMBÉM | Oscar 2026: ‘O Agente Secreto’ atualiza legado de ‘Cidade de Deus’

O requerimento assinado pelo vereador Adail Fernandes Vieira Junior (PRP), pedindo a concessão da Medalha Lauro Maia aos cearenses após trabalho no filme do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, está em trâmite para aprovação na CMFor. 

Na obra indicada ao Oscar, a fortalezense Geane Albuquerque interpreta a carismática Elisângela, funcionária de uma repartição pública de Recife, cidade onde se passa "O Agente Secreto".

Já Robério Diógenes participa do longa-metragem como Delegado Euclides. Assim como Geane, o cearense contracena com o protagonista Wagner Moura, mas seu personagem está alinhado a um papel de antagonismo.

Geane Albuquerque e Robério Diógenes devem receber Medalha Lauro Maia

"A presente proposição tem por objetivo reconhecer e homenagear dois grandes talentos cearenses que vêm elevando o nome do Ceará, do Nordeste e do Brasil no cenário cultural nacional e internacional", justifica o documento de número 931/2026.

O ofício também cita a indicação do filme ao Oscar, premiação na qual concorre a quatro categorias, incluindo "Melhor Produção de Elenco".

"Esse reconhecimento internacional comprova a força do cinema brasileiro e, de forma especial, evidencia o protagonismo de artistas nordestinos que estão levando a identidade cultural do Ceará e do Nordeste para o mundo", diz o pedido enviado à Câmara, disponível no site do órgão municipal.

A Medalha do Mérito da Cultura Lauro Maia foi criada em 1993 para homenagear destaques da cultura cearense. A Quadrilha Ceará Junino e a cantora Mumutante são alguns dos artistas e grupos locais que já receberam a homenagem.