Ministra Margareth Menezes fala sobre edição de MICBR em Fortaleza

Margareth Menezes fala sobre nova edição de MICBR em Fortaleza, evento voltado voltado para a economia criativa: "Estamos a passos longos do que nós encontramos"

11:24 | Dez. 04, 2025

Por: Julia Vasconcelos/ Especial para O POVO
FORTALEZA, CE, BRASIL, 04-12-2025: Margareth Menezes, Ministra da Cultura do Brasil, visita do Jornal O POVO para entrevistas no OP NEWS e O POVO CBN. (Foto:Aurelio Alves / Jornal O POVO) (foto: AURÉLIO ALVES)

"É um movimento de trazer políticas estabilizantes para o setor cultural brasileiro", diz Margareth Menezes, ministra da Cultura, sobre nova edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), realizada em Fortaleza, durante entrevista ao OPNews para o jornalista Filipe Pereira.

"Desde quando eu assumi o ministério (da Cultura), nós estamos chamando também essa dimensão que está contida na cultura e na arte, que é a dimensão econônica, de geração de emprego e renda, de transformação da vida das pessoas", explicou a gestora durante a entrevista.

"Estamos a passos longos do que nós encontramos", pontuou Margareth Menezes - se referindo ao momento em que assumiu o Ministério da Cultura (Minc).

LEIA TAMBÉM | Mercado das Indústrias Criativas do Brasil chega a Fortaleza com mais de 100 atividades

A ministra da Cultura também destacou a conexão entre empreendedores de todo o Brasil e do Exterior com os produtores de economia criativa do Ceará. Essa aproximação, segundo Margareth Menezes, proporciona a Fortaleza sua inserção no circuito de negócios.

"Devemos projetar muito mais negócios", explica, lembrando que há uma relação direta entre "mais gente, mais oportunidades". A ministra também pontuou que "há uma janela muito forte pra gente conseguir fortalecer a relação com países da América Latina".

Margareth ainda ponderou que "pra gente acontecer, a gente precisa estar agindo em conjunto" - se referindo à necessidade de parceria entre os governos Federal, Estaduais e Municipais.

MICBR em Fortaleza

Ressaltando as maiores proporções da 3º edição do evento, a ministra avalia o MICBR como uma oportunidade de estreitar laços de negócios entre o Brasil e outros países da América Latina e do Caribe.

Com 350 empreendedores selecionados e 15 setores da economia criativa representados, a programação do evento tem quatro dias de duração e conta com rodadas de negócios, showcases, painéis, formações, mentorias e atividades abertas ao público.

Nomes como Maria Marighella, Talles Azigon, Bráulio Bessa, Halder Gomes, Russo Passapusso e Rita Von Hunty integram a extensa programação. Há, por exemplo, painéis sobre temas como o "videogame como exportador da cultura brasileira", "economia criativa afro", "hip-hop como negócio cultural" e "direitos autorais na era digital". (colaborou Miguel Araujo)

MICBR

  • Quando: quinta-feira, 4, a domingo, 7
  • Programação completa, com horários e locais: gov.br/micbr