Projeto leva oficinas de podcast para jovens indígenas em Caucaia

Projeto de produção de podcast leva oficinas para jovens até 29 anos em escolas indígenas de Caucaia

11:49 | Out. 28, 2025

Por: Julia Vasconcelos/ Especial para O POVO
Além de produtor cultural, Lindembergh Ferreira é responsável por ministrar as oficinas de podcast (foto: Divulgação/ Instituto Indesce)

O projeto Formação em Produção de Podcast Indígena desenvolve oficinas de roteiro, gravação, edição e publicação de podcasts na Escola Indígena Direito de Aprender do Povo Anacé e na Escola dos Índios Tapebas, em Caucaia.

LEIA TAMBÉM | Projeto leva formação em audiovisual a jovens indígenas no Ceará

Com dois meses de duração e encontros semanais gratuitos, a formação concede aos jovens participantes uma bolsa incentivo no valor de R$ 200. O público das oficinas são 20 indígenas dos povos Anacé e Tapeba entre 15 e 29 anos.

Na Escola Indígena Direito de Aprender do Povo Anacé, no Alto Garrote, as atividades tiveram início no dia 20 de outubro.

Nesta segunda-feira, 27, começam as oficinas na Escola dos Índios Tapebas, localizada no bairro Capuan. Ambas as instituições ficam em reservas indígenas de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza.

"A formação surgiu a partir de conversas com jovens das etnias Tapeba e Anacé, que demonstraram interesse em aprender novas formas de comunicação digital para expressar suas vivências, tradições e desafios contemporâneos", conta o produtor cultural Lindembergh Ferreira.

LEIA TAMBÉM | Estreia em Caucaia documentário sobre arte e transformação social

Representatividade indígena por meio da comunicação

Membro da etnia Tapeba, ele identifica uma "necessidade de fortalecer a representatividade indígena nos meios de comunicação". Para a conclusão da formação, os jovens devem produzir quatro episódios originais com temas relacionados à cultura, memória e direitos indígenas.

Contando com recursos de acessibilidade como Libras e legendas, o projeto prevê a disponibilização das produções dos alunos em plataformas digitais e rádios comunitárias, além de um evento de lançamento dos podcasts aberto a todos os públicos.

Segundo Lindembergh Ferreira, a iniciativa faz parte de uma agenda de fortalecimento da comunicação indígena. Além da Formação em Produção de Podcast Indígena, a agenda inclui projetos de oficinas de audiovisual comunitário, registro de saberes e capacitação de agentes culturais indígenas.

As iniciativas são realizadas pelo Instituto de Desenvolvimento Cultural, Esportivo e Social (INDESCE), com apoio da AJIT Caucaia e da Escola Indígena Direito de Aprender do Povo Anacé, por meio do Plano Nacional da Lei Aldir Blanc (PNAB).

Formação em Produção de Podcast Indígena

Acompanhe o projeto no Instagram