Cearense lança livro sobre trajetória de liderança na comunidade do Serviluz

No livro "Gestão com Propósito com CEP de Favela", o cearense Anailton Fernandes associa crescimento pessoal com processo de metamorfose da borboleta

11:39 | Out. 22, 2025

Por: Vida&Arte
Cearense lança livro Gestão com Propósito com CEP de Favela sobre trajetória em gestão dentro da comunidade do Serviluz no Rio Mar Fortaleza (foto: Leticia Nobre/Divulgação)

Fruto de projetos sociais, líder popular, fundador do Instituto Missionário Metamorfose e gerente de projetos. Para além disso, o cearense Anailton Fernandes é também um verdadeiro “cria da comunidade do Serviluz”, que enxergou sua realidade na gestão como um caminho de transformação e uma oportunidade de inspirar liderança com propósito, lugar de fala e pertencimento.

Essa trajetória agora se transforma em seu primeiro livro: “Gestão com Propósito com CEP de Favela: Do improviso à estratégia – práticas de gestão aplicadas ao território”, que tem seu lançamento marcado para a quinta-feira, 23, às 18 horas, no Auditório da Administração do Shopping RioMar Fortaleza.

A obra reúne histórias de uma jornada de autoconhecimento, fé e conceitos de gestão moderna, frutos das experiências vividas na comunidade do Serviluz, em Fortaleza, área marcada por conflitos de interesse e vulnerabilidade social.

A noite de estreia contará com sessão de autógrafos, um bate-papo sobre liderança e gestão humanizada e a apresentação artística de balé infantil do Instituto Metamorfose. 

A metáfora da borboleta

Estruturada a partir da metáfora do processo de metamorfose, a narrativa é dividida em quatro capítulos: Lagarta, Casulo, Borboleta e Jardim - que representam etapas do amadurecimento humano e institucional.

No livro, as fases simbolizam as etapas da gestão humanizada, desde o despertar da consciência ao florescimento dos resultados. A visão de jardim representa o coletivo transformado, o ambiente fértil onde as pessoas e os projetos florescem.

O “CEP” inserido no título do livro, não deixa de ser associado ao território, porém ganha um significado a mais. Criatividade, Esperança e Persistência, virtudes que, segundo o autor em fala enviada ao O POVO, movem quem acredita na potência das periferias brasileiras e revela que a gestão é mais que uma ferramenta técnica e sim um caminho que envolve transformação pessoal, coletiva e espiritual.

Em entrevista para O POVO, o cearense explica que a ideia de publicar o livro cresceu junto de sua vontade de inspirar outras pessoas com trajetórias pessoais parecidas e contar sobre seus desafios de vida e gestão de forma acessível. “É uma forma de compartilhar aprendizados reais, princípios de liderança e ferramentas de gestão adaptadas à realidade de quem começa do zero”, afirmou Anailton.

Ao longo de sua caminhada, o autor aprendeu que a verdadeira mudança começa de dentro pra fora. No livro, Anailton apresenta aos leitores a possibilidade de aplicar princípios de planejamento e propósito em qualquer contexto, sobretudo, em territórios periféricos, onde o improviso muitas vezes é a regra.


Lançamento do livro “Gestão com Propósito com CEP de Favela”

 

(Texto de Taís Lustosa/Especial para O POVO)