Banda Bob Vylan puxa coro anti-Israel e tem visto revogado nos EUA

A banda de punk rap britânico Bob Vylan teve o visto revogado nos EUA após puxar coro anti-Israel durante show no Festival Glastonbury

15:25 | Jul. 01, 2025

Por: Julia Vasconcelos/ Especial para O POVO
Apresentação de Bob Vylan ocorreu no palco Worthy Farm, em Somerset, no penúltimo dia do evento (foto: Reprodução/ Instagram @bobbyvylan)

Durante show no Festival Glastonbury, no dia 28 de junho, o grupo de punk rap britânico Bob Vylan puxou um coro contra Israel e em defesa da Palestina. Em decorrência da ocasião, os artistas tiveram o visto revogado nos Estados Unidos, onde fariam turnê no final do mês de outubro.

LEIA MAIS | Conheça as histórias da geração punk que incendiou Fortaleza

Na apresentação, os membros do grupo entoaram uma música que pedia morte à Força de Defesa Israelense (IDF, na sigla em inglês) e declararam defesa à Palestina, com uma bandeira do estado estendida no palco.

No X (antigo Twitter), Chistopher Landau, subsecretário de Estado do governo de Donald Trump, afirmou que os Estados Unidos "revogaram o visto dos membros da banda Bob Vylan sob a luz dos atos odiosos em Glastonbury, que incluíram convocar a multidão a entoar cantos de morte".

O governo britânico condenou o incidente e anunciou uma investigação policial sobre a apresentação. Em nota no Instagram, a dupla inglesa declarou: “nós não defendemos a morte de judeus, árabes ou qualquer outra raça ou grupo, nós defendemos o fim da máquina militar violenta”.

“Quanto mais tempo eles passam falando sobre Bob Vylan, menos tempo eles levam respondendo pela sua inação criminosa”, defendeu o duo Bobby e Bobbie Vylan. A publicação termina com a frase “Palestina Livre” em letras garrafais.

Notável pelo discurso politizado nas músicas, Bob Vylan surgiu em 2017 na cidade de Ipswich, na Inglaterra. A dupla mistura punk, rap, grime e hardcore e tem quatro álbuns lançados.