De Nelson Rodrigues, peça ‘O Beijo no Asfalto’ estreia sábado, 3
Montagem dirigida por Hiroldo Serra, "O Beijo no Asfalto" celebra os 68 anos do grupo Comédia Cearense
18:12 | Abr. 30, 2025
O grupo Comédia Cearense estreia neste sábado, 3, a montagem do clássico “O Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues, no Teatro Nadir Papi Saboya. A temporada segue com apresentações aos sábados, nos dias 3, 10, 24 e 31 de maio, às 20 horas.
Celebrando 68 anos de trajetória, o grupo traz aos palcos pela segunda vez a peça escrita em 1960. A primeira foi exibida em 1965 e contou com um elenco de peso para o teatro nacional e cearense, com Aderbal Freire e Haroldo Serra, fundador da companhia.
O diretor da atual montagem, Hiroldo Serra, é filho de Haroldo. Ele relembra a conexão familiar com a obra: “minha mãe, a Hiramisa Serra, que participava de todas as produções, não participou nessa porque estava grávida da pessoa que viria dirigir o espetáculo 60 anos depois – que sou eu”, conta.
O Beijo no Asfalto: um texto atemporal
A peça aborda temas que seguem atuais, como machismo, moralismo, manipulação midiática, homofobia e abuso de autoridade. “Nelson Rodrigues é um autor atemporal”, reforça o diretor.
Tudo começa com um gesto de compaixão: Arandir, vivido por Roberto Reial, ao ver um homem atropelado, atende seu último desejo e o beija. O ato, porém, ganha contornos de tragédia quando o jornalista sensacionalista Amado Ribeiro, interpretado por Luís Costa, transforma o caso em escândalo.
A nova encenação propõe uma leitura intensa e contemporânea da obra de Nelson Rodrigues e traz como um dos destaques a trilha sonora executada ao vivo pelo pianista Ricardo Bacelar.
Aniversário da Comédia Cearense
A data também celebra a vida de um dos grupos de teatro mais antigos do Brasil, criado em 1957. Ao longo da trajetória do grupo foram montados mais de 120 espetáculos em 190 montagens.
“É o aniversário de 68 anos da Comédia Cearense, o grupo mais antigo do Brasil em atividade e nunca deixou de produzir, em um ano sequer, pelo menos dois espetáculos”, destaca Hiroldo.
Integram o elenco Manoela Bacelar interpretando Selminha, Márcia Sucupira como Dália, Roberto Reial dá vida à Arandir, e entre outros artistas.
Espetáculo “O Beijo no Asfalto”
- Onde: Teatro Nadir Papi Saboya (rua 8 de setembro, 1331 - Varjota)
- Quando: aos sábados 3, 10, 24 e 31 de maio, às 20 horas
- Quanto: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia). À venda na bilheteria do Teatro a partir das 19h em dias de espetáculo e na plataforma www.sympla.com.br
- Mais informações: @grupocomediacearense