Ricardo Guilherme assume a cadeira 33 na Academia Cearense de Letras

Ricardo Guilherme - escritor, professor e ator - toma posse nesta terça-feira, 15, da cadeira número 33 na Academia Cearense de Letras (ACL)

15:18 | Abr. 15, 2025

Por: Isabel Costa
FORTALEZA, CEARÁ, 21-12-2023: Ricardo Guilherme é o novo acadêmico da ACL (Foto: Fernanda Barros/ O Povo) (foto: FERNANDA BARROS)

Ricardo Guilherme - escritor, professor e ator - toma posse nesta terça-feira, 15, da cadeira número 33 na Academia Cearense de Letras (ACL). A cadeira 33, que tem o escritor cearense Rodolfo Teófilo como patrono, foi ocupada até agosto de 2024 pela pesquisadora Noemi Elisa Soriano Aderaldo - que pertenceu ao corpo docente da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Após o período de luto pela morte da acadêmica, explica Ricardo Guilherme ao O POVO, foi iniciado o período de mobilização para decidir quem seria o novo integrante da academia de letras mais antiga do Brasil.

Ricardo foi eleito em dezembro de 2024 e, segundo ele, teve uma “votação expressiva” entre os atuais membros da Academia Cearense de Letras. O discurso de posse já está pronto e, além dos agradecimentos, o novo acadêmico vai realizar uma homenagem à Noemi Elisa Soriano Aderaldo - com quem ele manteve contatos acadêmicos relevantes.

Segundo informações passadas ao O POVO pela ACL, a cerimônia está marcada para começar às 19 horas e Ricardo Guilherme será saudado pelo acadêmico Carlos Augusto Viana.

A cerimônia é aberta. Não há necessidade de apresentar convite. Além da saudação do escritor Carlos Augusto Viana, haverá apresentação do presidente da ACL, Tales de Sá Cavalcante, e recital de voz e piano com o tenor Franklin Dantas e o pianista Eduardo Corrêa com músicas de Alberto Nepomuceno e Heitor Villa-Lobos.

Academia Cearense de Letras

No atual corpo de acadêmicos da ACL estão nomes como Sânzio de Azevedo, José Murilo Martins, Vera Moraes, Tales de Sá Cavalcante, Marly Vasconcelos, Angela Gutiérrez e Beatriz Alcântara.

Fundada em 15 de agosto de 1894, a Academia Cearense de Letras é a mais antiga das academias de letras do Brasil. A sede da instituição, localizada no Centro de Fortaleza, é chamada de Palácio da Luz.

Angela Gutiérrez, autora de “O Mundo de Flora", empossada em 2019, foi a primeira mulher a presidir a ACL.

Cerimônia de posse de Ricardo Guilherme na Academia Cearense de Letras

  • Quando: terça-feira, 15, às 19 horas
  • Onde: sede da Academia Cearense de Letras (Rua do Rosário, 1 - Centro)
  • Gratuito. Não há necessidade de convite