Exposição "Tempo Presente em Nós" chega ao fim neste domingo, 30
Exposição da Kuya - Centro de Design do Ceará destaca a produção cearense de design e encerra exibição neste domingo, 30
10:00 | Abr. 29, 2023
A exposição "Tempo Presente em Nós: design, memória e inovação" da Kuya - Centro de Design do Ceará chega ao fim no domingo, 30. A exibição foi inaugurada em dezembro, assim como o equipamento, e apresenta um mapeamento sintético do design cearense com cerca de 200 peças.
A visitação é gratuita e segue até às 20 horas desta sexta e de 9h às 15 horas no sábado e domingo.
Nesta última semana de exibição, o equipamento presenta programação especial. Às 10 horas de sábado, acontecerá uma visita mediada, sendo necessário chegar 10 minutos antes para se juntar ao grupo.
No domingo, terá a oficina "SANKOFA - Poéticas do pertencimento a partir do pássaro sagrado", a partir das 9h30min, discutindo uma das obras presentes na mostra do artista Lipe da Silva.
LEIA MAIS Gratuito: bairro Jangurussu é retratado de exposição fotográfica
Sobre a exposição
A produção cearense de design é tema da exposição "Tempo presente em nós: design, memória e inovação". Localizada no Centro de Design do Ceará, dentro do Complexo Cultural Estação das Artes, a exibição reconhece trabalhos oriundos do sertão, litoral e povos indígenas, promovendo um olhar acerca do design, para além da apreciação estética e destacando a usabilidade.
Com curadoria da pesquisadora em artes visuais Jacqueline Medeiros e do comunicólogo Jackson Araújo, a mostra é dividida em núcleos: "Oh de casa", "Jogar conversa fora", "Entranças", "Terreiros" e "Religiosidade". A divisão também contempla diferentes tipologias, como o couro, a madeira, o trançado em palha, o algodão e o barro.
"Nessa exposição existiu a defesa das técnicas populares como o verdadeiro design brasileiro. E ainda ser o início de um mapeamento, ainda sintético, do que consideramos o design cearense a partir dos conceitos da arquiteta e design industrial Lina Bo Bardi", explica Jacqueline Medeiros.
"O objetivo é ampliar o reconhecimento das soluções técnicas dos povos originários, dos artistas 'populares' do sertão ao litoral incorporando ao design cearense. Propõe-se o Ceará e, por extensão, a região Nordeste, como centro do design brasileiro", declara.
CONFIRA Exposição explora uso da música em campos de concentração nazistas
"Para todos nós que fazemos parte da Kuya, a exposição tornou possível conhecermos o que os visitantes pensam sobre o que é design, bem como oferecer ao público uma outra maneira de olhar para objetos presentes em nosso cotidiano. Além disso, apresentamos, a partir das peças expostas, os pilares com os quais trabalhamos na Kuya: design decolonial, design ecoeficiente, design regenerativo e design político.” afirma Delano Pessoa, coordenador de pesquisa da Kuya.
Oficina Sankofa: Poéticas do pertencimento a partir do pássaro sagrado
- Pessoas convidadas: Julianne Pinheiro e Lipe da Silva
- Quando: 30 de abril, das 9h30min às 12h30min
- Onde: Escadaria da Kuya
- Limite de vagas: 30
- Inscrições: via formulário que será disponibilizado no perfil da Kuya
- Classificação indicativa: 14 anos
- Mais informações: Palestra vai marcar o encerramento da exposição. Finaliza com um passeio pelo Centro para identificar sankofas no cotidiano.
VEJA TAMBÉM Fortaleza 297 anos: exposição na PI celebra aniversário da Capital
Exposição "Tempo Presente em Nós: design, memória e inovação"
- Quando: Quinta e sexta-feira, das 12h às 20 horas; sábado e domingo, das 9 horas às 15 horas
- Local: Sala expositiva da Kuya no primeiro andar - Complexo Cultural Estação das Artes (rua Senador Jaguaribe, 55 - Moura Brasil)
- Gratuito
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui.