Artistas visuais personalizam bicicletas do Bicicletar; veja

1ª edição do projeto BicicleArte selecionou 10 artistas para intervenções em bicicletas e agora apresenta resultados ao público

15:59 | Set. 23, 2022

Bicicleta personalizada pela artista Alexsandra Ribeiro (foto: Divulgação)

Dez artistas visuais de Fortaleza e da Região Metropolitana foram selecionados para intervir em 30 bicicletas do sistema de mobilidade da Capital, o "Bicicletar". Promovida pelo Instituto Unimed Fortaleza, a iniciativa somou arte urbana às práticas de mobilidade ativa.

Agora, as bicicletas serão apresentadas em exposição no Museu de Imagem e Som (MIS) e durante passeio ciclístico. É a primeira vez que o projeto “BicicleArte” acontece. A ação tem como objetivo estimular a arte e os hábitos saudáveis.

No Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS), a mostra abre no dia 27 de setembro e segue disponível para visitação até 16 de outubro. Já neste domingo, 25, acontece o Passeio Ciclístico do BicicletArte, no Parque do Cocó, a partir das 7 horas.

Um dos contemplados pela iniciativa, Rafael Limaverde comemora ter sua arte em bicicletas da rede. "Eu considero que a arte urbana vai além do grafite, das paredes, e tem a possibilidade de extrapolar espaços físicos. Nesse caso, ser uma arte móvel, no qual não só o ciclista pode ter acesso mas toda a população", declara.

Conheça os artistas e as obras selecionadas

Alexsandra Ribeiro
Artista visual que vem há mais de uma década atuando nas ruas e trazendo em seus traços a luta da mulher negra.


Amanda Nunes
Artista plástica independente desde 2019. Em sua arte neo naïf, narra o ordinário e o onírico pelo prisma do seu local social.

Concha Arte
Artista visual, arquiteta por formação, nascida e criada em família de artistas. Realiza trabalhos de criações e pinturas residenciais, comerciais e urbanas.

Jyubee
Trabalha com mídias diversas desde a arte tradicional até pinturas digitais, além de outros meios de arte, como fotografia, colagens, dança, canto, etc.


Jr Zapata
Artista visual, muralista, produtor cultural e idealizador do projeto CumbuCOR.

Marta Brizeno
Artista e produtora. Trabalha, principalmente, com representações femininas, figuras geométricas e formas orgânicas.

Miguel Naturê
Ilustrador, grafiteiro e arte educador. Sua produção tem como característica uma estética surrealista marcada por formas geométricas e tons saturados.

Neto Sousa

Artista e estagiário de Comunicação. Explora e tensiona em suas obras artísticas os campo dos debates étnico-raciais.

Pirata Hemfil
Arte/educador, ilustrador e grafiteiro. Estuda e busca em seus trabalhos uma linguagem lúdica que se configura entre o surrealismo e o universo onírico.

Rafael Limaverde
Xilogravurista e ilustrador. Participou de importantes exposições nacionais e é atualmente um dos curadores da exposição "Bestiário Nordestino".

Exposição BicicleArte no MIS

Quando: 27 de setembro a 16 de outubro; de quinta-feira a domingo, de 13h às 20 horas

Onde: Museu de Imagem e Som do Ceará (avenida Barão de Studart, 410 - Meireles)

Gratuito

Passeio Ciclístico do BicicletArte

Quando: Domingo, 25 de setembro, a partir das 7 horas

Onde: Parque Estadual do Cocó (avenida Padre Antônio Tomás, s/n - Cocó) 

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui