Encontro Mestres do Mundo homenageia professor Gilmar de Carvalho

Com programação virtual e presencial, evento acontece em Fortaleza e realiza itinerância por Quixadá e Juazeiro

13:51 | Jun. 06, 2022

Gilmar de Carvalho (1949-2021) será homenageado no evento (foto: Deisa Garcêz em 23/10/2020)

"Nos Tesouros Vivos, temos a madeira matriz estética dos saberes ancestrais". A frase é da professora, pesquisadora e artista Lourdes Macena e faz referência à temática que rege o XIV Encontro Mestres do Mundo, evento promovido pela Secretaria da Cultura do Ceará que ressalta as culturas populares tradicionais e os patrimônios imateriais do Estado.

Nesta edição — que será realizada a partir da terça-feira, 7, se estendendo pelo mês de junho —, o encontro parte do tema "Tesouros de Gilmar - madeira matriz", uma homenagem à memória do professor Gilmar de Carvalho (1949-2021). Com formação, apresentações de espetáculos, filmes e feira, o encontro é gratuito, aberto ao público e terá programações em Fortaleza, Quixadá e Juazeiro do Norte.

Lourdes Macena assina a curadoria da edição, ressaltando os saberes dos Tesouros Vivos em relação com os escritos que Gilmar deixou sobre eles e suas práticas. Um dos principais pesquisadores de tradições e culturas populares, o professor faleceu em 17 de abril de 2021. As três cidades que acolherão o Encontro receberão, no total, 70 Mestres e Mestras da Cultura vivos, 13 grupos e três coletividades.

A abertura do Encontro, nesta terça, 7, será dedicada à formação, com a realização virtual do Seminário Interdisciplinar de Patrimônio Cultural Imaterial. O momento, que tem coordenação de Aterlane Martins e Hildebrando Maciel, será veiculado no canal no Youtube da Secult Ceará e segue até a quarta, 8.

As programações presenciais em Fortaleza irão ocorrer na quarta, 8, e na quinta, 9, espalhadas por equipamentos geridos pela Secult. No primeiro dia, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará recebe às 10 horas a abertura da exposição "Gilmar de Carvalho e seus tesouros", que exibirá xilos, cordéis e livros do professor. Na ocasião, o Mestre João Pedro do Juazeiro estará presente e a Mestra Ana da Rabeca se apresentará. A mostra fica em cartaz na Bece até 30 de julho.

Ainda na Biblioteca, ocorre das 13 às 17 horas a oficina "Conexões possíveis entre cultura popular e literatura", de xilo e cordel, com o Mestre João Pedro do Juazeiro e Julie Oliveira.

A programação do dia será encerrada a partir das 18h30, no Cineteatro São Luiz, com a abertura oficial do Encontro. Estarão presentes Mestra Ana da Rabeca, os Mestres Violeiros Geraldo Amâncio e Guilherme Nobre e, ainda, Mestre Hugo e o Coco da Majorlândia. O minidoc "Dona Branca e sua cerâmica do Ipu", de Esaú Pereira e Lourdes Macena, ganha exibição na ocasião.

Na quinta, 9, o Theatro José de Alencar recebe entre 15 e 17 horas a Roda Semente, voltada ao público infantil, e a Roda dos Mestres, com os Mestres Geraldo Amâncio e Guilherme Nobre. Ambas as atividades ocorrem no jardim do TJA.

Às 18 horas, o Ritual “Velho amigo” homenageia Gilmar de Carvalho. Finalmente, a partir de 18h30, o palco principal do equipamento acolhe apresentações do Toré Jenipapo-Kanindé, do Coco de Praia do Iguape com Mestre Chico Casueira, do Mestre Zé Pio e Boi Ceará, do Maracatu Az de Ouro e de Parahyba e Cia. Bate Palma.

A programação retorna a partir do dia 15 de junho, em Quixadá, com a exposição "Valores do Meu Lugar", às 8 horas, na Casa de Saberes Cego Aderaldo. A partir das 9 horas, o Espaço de Convivência Luiz Gonzaga, no campus do IFCE do município, recebe Rodas dos Mestres e Mestras e apresentações do Reisado Boi Coração, do mestre Chico Emília e do Forró dos Mestres com Luís Paulo de Quixeramobim.

O encerramento do Encontro será em Juazeiro do Norte, onde a programação se estende entre os dias 17 e 18 de junho. A partir das 15 horas no primeiro dia, o Quilombo dos Souza, em Porteiras, acolherá o Reisado Nossa Senhora Aparecida, o Guerreiro Nossa Senhora da Conceição, o Coco da Mestra Marinês e Mestra Maria de Tiê.

No sábado, de 15 às 17 horas, acontecerá uma roda dos mestres no Grupo Padre Cícero, seguida de apresentação do Congo de Milagres, com Mestre Doca Zacarias, na Igreja do Socorro. O encerramento, no Largo do Memorial, começa às 18 horas com feira dos Mestres, Encontro de Bandas Cabaçais do Cariri, Coco das Batateiras do Cari, Reisado dos Irmãos e Banda Cabaçal Santo Expedito.

XIV Encontro Mestres do Mundo

Quando: de 7 a 18 de junho
Onde: Fortaleza, Quixadá e Juazeiro do Norte
Mais infos: site da Secult, site do evento e @encontromestresdomundo