Morte de Milton Gonçalves: artistas homenageiam ator nas redes sociais

Milton Gonçalves morreu nesta segunda-feira, 30 de maio. Nas redes sociais, artistas fizeram homenagens ao ator que marcou a história da televisão brasileira

16:37 | Mai. 30, 2022

Milton Gonçalves, um dos grandes nomes da televisão brasileira, morreu nesta segunda-feira, 30 de maio (foto: Divulgação/TV GLOBO)

Milton Gonçalves, que morreu nesta segunda-feira, 30 de maio, marcou a história da televisão brasileira. Em sua carreira, trabalhou como ator, diretor e produtor. Tornou-se ainda um dos grandes artistas da dramaturgia nacional. Nas redes sociais, famosos fizeram homenagens.

Em seu perfil no Twitter, Lázaro Ramos escreveu: “Me sinto privilegiado por ter te assistido em cena, testemunhado toda sua inteligência cênica e por termos nos encontrado tantas vezes no trabalho. Obrigado por ser inspiração e pelo seu pioneirismo. Receba meu caloroso aplauso, seu Milton Gonçalves”.

O coração está pequeno agora.

Choro com sua partida.

E agradeço imensamente todos os caminhos que o senhor abriu pra nós. pic.twitter.com/rNsRgTUC1t

— Lázaro Ramos (@olazaroramos) May 30, 2022

Zezé Motta também homenageou o artista. “Quando alguém de tanta importância se despede de nós, sempre me faltam muitas palavras, como agora. Milton Gonçalves era um dos mais importantes atores que este país já teve. Milton faz parte da história da TV brasileira. Um gênio, elegante, brilhante profissional”.

Quando alguém de tanta importância se despede de nós, sempre me faltam muitas palavras, como agora... Milton Gonçalves era dos mais importantes atores que este país já teve. Milton faz parte da história da TV Brasileira. Um gênio, elegante, brilhante profissional.

— Zezé Motta (@zezemotta) May 30, 2022

A cantora e atriz Maria, ex-participante do Big Brother Brasil, relatou que era uma grande fã do trabalho do ator. “Eu tô tristíssima. Deus te guarde, Milton Gonçalves. Sempre fui grande admiradora do seu trabalho. Forças aos familiares e amigos”, disse.

Humberto Carrão, que recentemente participou de “Marighella”, publicou uma foto do artista em seu perfil no Instagram. “É muito triste perder os nossos atores mais velhos. Milton é dos mais importantes de nosso ofício e nossa cultura. Obrigado”, agradeceu.

Ingrid Guimarães também utilizou suas redes sociais para lembrar da contribuição do artista para as artes brasileiras. “Um mestre em sua arte e trajetória. A cultura desse país sente sua partida, Milton Gonçalves. Descanse”.

Morte de Milton Gonçalves

Milton Gonçalves, um dos grandes nomes da televisão brasileira, morreu nesta segunda-feira, 30 de maio, aos 88 anos, no Rio de Janeiro. As informações foram confirmadas pela família para a Globo.

Ele morreu no início da tarde por consequências de um AVC que enfrentou em 2020. Na época, ele ficou três meses internado e precisou de aparelhos para auxiliar na respiração.

Ator, dublador, diretor e produtor, Milton Gonçalves começou sua carreira na década de 1950 com o grupo Teatro de Arena. O movimento, que aconteceu em São Paulo, buscava renovar as artes teatrais brasileiras a partir de uma perspectiva voltada para o País.

Ainda focado nas artes cênicas, ele escreveu quatro peças. Uma, inclusive, foi montada pelo Teatro Experimental do Negro, que tinha o objetivo de valorizar o negro na sociedade.

Na televisão, sua carreira também foi extensa. Fez algumas participações especiais em novelas da TV Globo, na década de 1960. Nos anos 1970, participou de telenovelas como “O Bem-Amado”, “O Espigão”, “Gabriela”, “Roque Santeiro”, “Escrava Isaura” e “Pecado Capital”.

Milton Gonçalves continuou a atuar até os últimos anos. Trabalhou, por exemplo, em produções televisivas recentes como “O Tempo Não Para”, “Lado a Lado” e “Além do Tempo”.

Ainda deixou sua marca no cinema. Participou de mais de 70 trabalhos audiovisuais, incluindo atuações, entrevistas e dublagens.

Tenha acesso a reportagens especiais. Assine O POVO+ clicando aqui

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Escute o podcast clicando aqui.